A 22a Reunião Geral da TWAS foi realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, no campus do Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês) em Trieste, na Itália.

A sessão da manhã do primeiro dia incluiu o anúncio dos ganhadores dos prêmios e medalhas TWAS 2011, além do anúncio do ganhador do Ernesto Illy Trieste Science Prize – que foi para o ex-diretor executivo da TWAS e Membro Correspondente da ABC C.N.R. Rao. À tarde, foi realizado um simpósio sobre segurança alimentar, que enfatizou os desafios a serem enfrentados pelos países em desenvolvimento de alimentar suas populações em crescimento. No final do dia, ocorreu a cerimônia de posse dos novos membros da TWAS, eleitos no ano passado, e foram anunciados os 45 novos membros eleitos, que tomarão posse no ano que vem, na China. Dentre eles estão sete Acadêmicos brasileiros. São eles:

– Carlos Henrique de Brito Cruz, Ciências Físicas
– Edgar Dutra Zanotto, Ciências da Engenharia
– Glaucius Oliva, Biologia Molecular, Estrutural e Celular
– Hilário Alencar da Silva, Ciências Matemáticas
– Ohara Augusto, Ciências Químicas
– Sergio Costa Oliveira, Ciências Agrárias
– Thaisa Storchi-Bergmann, Astronomia, Ciências da Terra e do Espaço

No segundo dia do evento concentraram-se as palestras dos ganhadores dos prêmios e medalhas, que versaram desde a diversidade molecular no genoma do algodão até as nanoestruturas de baixa dimensão. O último dia contou com um simpósio sobre Ciência dos Materiais e outro de Química, dedicado ao encerramento do Ano Internacional da Química.

“As Reuniões Gerais da TWAS tornaram-se eventos de referência para os interessados nos avanços da ciência no mundo em desenvolvimento”, declarou Murenzi,. “O encontro desse ano destacou o excelente trabalho de pesquisa que vem ocorrendo nos países em desenvolvimento e demonstrou o impacto positivo que essas pesquisas vêm trazendo às vidas das pessoas, tanto no Sul como no Norte.”