Começou, no dia 17 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo um dos organizadores do evento, o analista José Luís Barros, o objetivo é popularizar o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, de modo a atrair o interesse dos estudantes e conscientizar os cidadãos sobre a relevância da ciência no cotidiano. A abertura oficial da mostra aconteceu no dia 18, na Tenda da Ciência, montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A edição de 2010 contou com cerca de 150 mil participantes. “Sempre temos uma repercussão muito boa”, disse Barros ao site da SNCT. “É muito bom ver a criatividade de todos, em especial das crianças, que participam e mostram seus talentos”. Mais de 500 cidades participam da SNCT 2011 e cerca de 170 mil pessoas são esperadas no evento, que vai acontecer até o dia 23. As atividades realizadas são variadas: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino, tendas da ciência em praças públicas, feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras são alguns exemplos do que acontece durante a semana em todo país.

A SNCT acontece anualmente em outubro desde 2004. Em sua primeira edição, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios, promoveram 1.848 atividades. Apenas cinco anos depois, em 2009, a Semana incluiu 10.859 eventos, realizados por 755 instituições em 445 cidades – um crescimento de 487%. Apesar dos recentes avanços, a ciência brasileira ainda precisa se desenvolver, uma vez que o país é responsável por apenas 2% da produção científica mundial. Deste modo, manifestações que estimulem a criação de uma cultura científica têm uma grande importância nacional e, portanto, o apoio da ABC.

Confira a seguir algumas atividades que estão acontecendo durante a SNCT em todo o país. Para saber mais sobre a semana e sua programação, acesse o site http://semanact.mct.gov.br/.

Mostra VerCiência – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

A 17a edição do “VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV” acontece simultaneamente no Rio de Janeiro (CCBB e outras 11 instituições), São Paulo (Estação Ciência, Instituto Butantã, Catavento Cultural e Biblioteca Mario Schoenberg) e Brasília (CCBB e Tenda da Ciência). Com entrada gratuita, a mostra exibe filmes, programas, documentários e outras produções, dentro de temas como “mudanças climáticas”, “Ano Internacional da Química” e “mulheres na ciência”.

Um dos destaques da mostra é o documentário da emissora japonesa NHK “Fukushima, Mapeando a Radiação”, que será exibido pela primeira vez internacionalmente no CCBB do Rio de Janeiro, no dia 23, às 20h. O filme mostra que a cidade de Fukushima ainda sofre com os altos níveis de radiação, causados pelo desastre nuclear ocorrido no país em março de 2011. Ele vem gerando grande repercussão, uma vez que denuncia que o governo japonês não divulga para a população as reais consequências da catástrofe. Clique aqui para ver a reportagem do Fantástico sobre o documentário e imagens inéditas da produção.

Circuito da Ciência – Amazonas

O estado do Amazonas terá dois grandes pólos de ciência durante a SNCT: a Aldeia do Conhecimento no Bosque da Ciência no Inpa e a Estação Ciência do Clube do Trabalhador do Sesi, em Manaus. Os municípios de Coari, Itacioatiara, Tabatinga e Tefé também realizarão atividades especiais para comemorar a Semana. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) conta com mais de 60 atividades voltadas para todos os públicos, desde visitas aos laboratórios, jogos e oficinas até rapel.

No dia 22, de 8h às 12h15, o instituto vai promover o Circuito da Ciência, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, que terá a participação de cerca de 300 crianças de escolas estaduais de Manaus. Serão realizadas exposições e oficinas educativas sobre temas como malária, dengue, leishmaniose, nutrição, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, entre outros. No Museu da Amazônia (Musa), as crianças conhecerão trilhas e saberão mais sobre o planetário, além de participarem de atividades artísticas, de amostras de vídeos, jogos e terão à disposição contadores de histórias.

Circuito Ciências e “Web TV Minuto da Ciência” – Bahia

Muitas atividades vinculadas à SNCT estão sendo realizadas na Bahia, entre elas o Circuito Universidades, videoaulas nas escolas públicas e visitas a bairros com os ônibus do projeto Ciência na Estrada – Educação e Cidadania. Uma dessas atividades, o Circuito Ciências, acontece entre os dias 17 e 23 no Shopping Iguatemi. A atração gratuita traz, entre outras novidades, simulações de algumas ações de resgate com robôs que, em situações de desastre ambiental, podem ser úteis no salvamento de vítimas ou mesmo para conter um vazamento de óleo no mar.

Além disso, também será realizado o workshop “Web TV Minuto da Ciência”, no qual serão abordados técnicas de elaboração de roteiro, locução, edição e movimentos de câmera. Busca-se, desta forma, que todos possam elaborar seus próprios vídeos de dois a três minutos para divulgação científica e, disponibilizando o conteúdo na internet, espera-se contribuir para a disseminação e popularização do conhecimento científico. A atividade é gratuita e vai acontecer no dia 19, das 16h às 20h, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para se inscrever, basta enviar um e-mail para bortolie@gmail.com.

Showroom Tecnológico – Paraná

Entre os dias 19 e 21, o Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, vai receber um Showroom Tecnológico dentro da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2011. A atração contará com a exposição de serviços oferecidos por empresas do setor tecnológico e uma extensa lista de palestras e apresentações. A abertura oficial do evento está programada para as 10h30 do dia 19. Para o primeiro dia, estão previstas as palestras “Cenários e Perspectivas do Comércio com Novas Tecnologias”, “Soluções para Indústria do Vestuário”, entre outras.