Pesquisadores e acadêmicos reforçam a pressão pela garantia de recursos do petróleo da camada de pré-sal para Educação, ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), prevista em abaixo-assinado criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). Até agora, quase 27 mil pessoas subscreveram a petição-pública em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=PL8051. Participe também desse movimento e divulgue. Abaixo a opinião dos apoiadores desse pleito.

“A Educação é a base de uma sociedade verdadeiramente justa e equitativa”, diz Maria Goreth Gonçalves Nóbrega, analista operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).

“Crescer não significa desenvolver-se. O desenvolvimento não se consegue apenas com dinheiro, se consegue com educação”, menciona Charles Novaes de Santana, aluno de doutorado em Câmbio Global pela Universidade Menedez Pelayo (Espanha) e pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/Espanha), com bolsa de doutorado oferecida pelo próprio CSIC.

“Esse dinheiro deve ser investido em educação, os prefeitos e vereadores municipais fazem suas dívidas, desviam verba pública e agora querem desviar mais essa. A utilização dos Royalties na Educação C, T&I já”, defende Márcio Gleybson Rodrigues da Silva, graduando em História, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“A área da educação carece em muito de recursos para melhorar a sua qualidade. Principalmente na valorização de seus profissionais, com salário justo e capacitação constante”, declara Ciara Pereira, apoiadora do abaixo-assinado.

“Precisamos acordar para uma realidade necessária. Direcionar um olhar mais sensível para educação do nosso país. Retirar a nossa educação da U.T.I. deveria ser um compromisso de todos os brasileiros”, declara Roberto Alves de Almeida, outro apoiador do abaixo-assinado.