Redigido no dia 5 de julho de 2011, a versão do dia 20/07 do Manifesto sobre a revalidação automática de títulos acadêmicos ganhou a adesão de novos signatários, entre eles o presidente da ABC Jacob Palis, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Acadêmica Helena Nader, coordenadores de áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da recém-eleita pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Acadêmica Débora Foguel.

O documento foi redigido dois dias antes da audiência pública que debateria a revalidação automática no Brasil de títulos acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado obtidos nos países do Mercosul. A comunidade acadêmico-científica manifesta preocupação pelo fato de alguns cursos não alcançarem os padrões mínimos de qualidade exigidos no Brasil. As aulas de mestrado e doutorado oferecidas por algumas dessas instituições são, em alguns casos, ministradas nas férias escolares, com poucas semanas de aula e com carga horária muito inferior a dos cursos de pós-graduação no Brasil, não alcançando, na maioria das vezes, a carga de cursos Latu Sensu de 360 horas. Há casos de diplomas de mestrado e doutorado emitidos por certas instituições que não são válidos nem mesmo no país onde atuam.

Considerando todo o investimento e trabalho dedicados à construção de um sistema brasileiro de formação pós-graduada, com o nível atual de excelência, o Manifesto vem justamente alertar a sociedade brasileira sobre a alta qualificação necessária a mestres e doutores para que estes consigam enfrentar os desafios globais.

Segue abaixo o Manifesto assinado pelas instituições científicas.