Em Sessão Solene do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi entregue o Título de Professor Emérito ao Professor e Acadêmico José Murilo de Carvalho, no dia 27/06, no Salão Nobre do Campus Largo de São Francisco.

José Murilo de Carvalho fez pós-doutorado em História na Universidade de Londres, em 1982, e na Universidade de Stanford, no período entre 1976-77. Foi um dos fundadores da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do doutorado em Ciência Política e Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi professor visitante nas universidades de Londres, Oxford, Stanford, California-Irvine, Notre Dame, Leiden e na École des hautes Études en Sciences sociales, na França.

Inicialmente, dedicou-se ao estudo da construção do Estado durante o Império, salientando a importância do treinamento das elites políticas. Passou a pesquisar a participação política na República, dando maior atenção a aspetos simbólicos da política. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo da evolução da cidadania no Brasil, salientando suas especificidades, e à história social das ideias, onde busca apontar a relevância da retórica. Publicou 9 livros e cerca de 90 artigos e capítulos de livros.

O Acadêmico, em 1998, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha de Comendador da Ordem de Rio Branco (1981), o Prêmio Jabuti (1991), entre outros inúmeros títulos e honrarias. Carvalho ocupa a quinta cadeira da Academia Brasileira de Letras.

Para saber mais, entre na página do historiador.