O diretor da ABC Jerson Lima foi eleito membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), em 5 de maio. Graduado em Medicina pela UFRJ em 1984, Jerson Lima concluiu o Doutorado em 1987 na mesma e, desde 1997, é coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN), além de atuar como professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da universidade.

Em 1985, o Acadêmico realizou seu primeiro estágio no exterior, no laboratório do pesquisador Gregório Weber, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Foi lá que Jerson Lima se especializou no uso de metodologias de espectroscopia de fluorescência e alta pressão aplicados a sistemas biológicos. Entre 1991 e 1992, Lima trabalhou na determinação da estrutura da proteína Arc repressora no estado desnaturado por alta pressão, por ressonância magnética nuclear bidimensional, além de ser professor visitante da Universidade de Illinois.

Além de diretor e membro da ABC, Jerson Lima é diretor-científico da Faperj, membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), coordenador do INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem (INCT-INBEB) e pesquisador do CNPq nível 1A.

O Acadêmico recebeu diversos prêmios nas áreas médica e científica, entre eles o da Fundação John Simon Guggenheim (1991); International European Economic Community (1991); Prêmio Sendas em Doenças Infecciosas de Crianças (1995); Howard Hughes Medical Institute (1997-2002), Prêmio Nacional Unibanco em Medicina (1998); classes de Comendador (2002) e Grã-Cruz (2009) da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pela Presidência da República; Prêmio da TWAS de Biologia (2006); e Prêmio Conrado Wessel (2010).

A Academia Nacional de Medicina

A ANM foi criada em 1829, durante o reinado de Dom Pedro I. Desde o seu surgimento, seus objetivos são o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da Medicina, Cirurgia, Saúde Pública e Ciências afins. Ela também funciona como um órgão de consulta do Governo em relação a questões de saúde e educação médica.

Além de promover congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e a distribuição de prêmios para médicos e pesquisadores que não integram seus quadros, a AMN também reúne seus membros toda quinta-feira, às 18h, para discutir assuntos médicos da atualidade. O encontro acontece desde a sua fundação e é aberto ao público.