A Acadêmica Lucia Previato (foto ao lado) foi indicada pelo Jornal do Brasil para receber homenagem em comemoração ao Dia Nacional da Mulher (30 de abril). Organizada pelo JB e pela Academia Brasileira de Letras (ABL), a Homenagem Especial Brasil Mulher tem como objetivo ressaltar o avanço feminino na sociedade, ao fazer um tributo a mulheres de destaque em diversos campos de atuação nacional.

Lucia Previato é formada em História Natural pela Universidade Santa Úrsula. Tornou-se doutora em Microbiologia pela UFRJ, em 1976, e pós-doutora em bioquímica pela Praire Regional Laboratory National Research Council Canadá, University of Califórnia (EUA) e pelo Institut National de La Santé Et de La Recherche Médicale Unité Des Recherc (França).

Em 2004, a Acadêmica foi uma das quatro brasileiras a receber o prêmio LOréal Unesco para Mulheres na Ciência por sua pesquisa relacionada à doença de Chagas. Ela também é Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 2001 e membro titular da ABC desde 1996. Atualmente, Lucia Previato é bolsista do CNPq e professora titular da UFRJ.

A Acadêmica será laureada na categoria “Destaque – Ciências Médicas”. A cerimônia, que também vai comemorar os 120 anos do Jornal do Brasil, será realizada no dia 27 de abril, a partir das 18h30, no Auditório da ABL. Após o evento, haverá um coquetel de confraternização.