Lindolpho de Carvalho Dias, Luiz Bevilacqua, Roberto Scorzelli, Marcos Scorzelli, Luiz Davidovich e Márcia Graça-Melo

Ocorreu no dia 23/03 na ABC uma reunião para definir o cronograma do projeto de restauração da nova sede da Academia Brasileira de Ciências, prédio localizado na esquina das ruas da Quitanda com Alfândega, antiga sede do Banco Alemão Transatlântico, cedido pelo governador Sérgio Cabral à Academia no ano de 2009. Estavam presentes os integrantes da Comissão da ABC para a Nova Sede, composta pela assessora técnica da ABC, Marcia de Castro Faria Graça Melo, o secretário executivo da ABC, Dr. Lindolpho de Carvalho Dias, os diretores da ABC Luiz Davidovich e Jerson Lima, os Acadêmicos das Ciências da Engenharia Walter Arno Mannheimer e Luiz Bevilacqua e pelos arquitetos Roberto Scorzelli e Marcos Scorzelli.
Em 2009, ano em que o Governador Sérgio Cabral decretou a cessão do terreno para a ABC, iniciou-se um levantamento de informações sobre o prédio histórico. A Fundação Getúlio Vargas financiou o projeto inicial coordenado pelo arquiteto Hircio de Miranda. Com base no documento produzido pelo arquiteto, o Governo do Estado doou o prédio e deu-se início ao processo de licitação de empresas de arquitetura, sendo atribuído à vencedora o trabalho de projetar a reestruturação do edifício.
Para que ocorresse a licitação, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o deputado Alexandre Cardoso, aprovou uma emenda para a ABC, visando a adaptação e organização da nova sede. As verbas liberadas com a emenda propiciaram a licitação das empresas, na qual a ganhadora foi a firma Scorzelli Arquitetura e Design, que possui em sua lista de clientes instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), a joalheria Amsterdam Sauer, o grupo Motorola e a Eletrobrás, entre outros.
Atualmente, o processo encontra-se na fase de estruturação do projeto de restauração, que foi o ponto de discussão da reunião. A firma vencedora já iniciou seus trabalhos e dentro de cinco meses deve apresentar um estudo completo. Após o término do prazo, será necessário fazer uma nova licitação para então saber qual será a empresa que executará as obras no edifício.

Nova sede possibilitará a ampliação das atividades da ABC

Ocupado até então pela Secretaria da Fazenda, que está se mudando para um novo espaço e dando todo apoio à ABC no desenvolvimento do projeto mencionado, o prédio situado à Rua da Alfândega, nº 42 é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro (Inepac). O decreto do Governador Sérgio Cabral autoriza o uso do edifício pela ABC por 20 anos, que podem ser prorrogados por igual período.
O novo endereço conta com sete pavimentos, que serão utilizados, também, para ampliar as atividades com o público em geral. Serão organizadas palestras e debates sobre divulgação científica, espaços para exposições e mostras, visitas de professores com alunos para conversas com cientistas, ajudando na divulgação das carreiras científicas e tecnológicas e despertando o interesse dos jovens para as áreas da ciência.
A nova sede vai permitir maior interação da ABC com a sociedade como um todo, e também com seus Acadêmicos e funcionários. A Academia considera isso um passo importante e um ganho para nossa ciência e a nossa cidade. Com o novo espaço, será possível levar informação e conhecimento ao cidadão comum, particularmente às crianças e jovens de todas as classes sociais, evidenciando como a ciência está presente no seu dia a dia e dando destaque ao poder transformador de que ela dispõe.