Jacob Palis entre Ana Lúcia Azevedo, editora de ciência do jornal O Globo, e Mario Toledo, editor de Bairros do Globo

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, o matemático Jacob Palis, foi homenageado na entrega do Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, na noite do dia 23/03. A cerimônia aconteceu no Hotel Copacabana Palace, com o Golden Room lotado pelos convidados, jornalistas, integrantes do júri, os 17 vencedores e seus familiares.

Além de Palis, que ganhou o prêmio na categoria Ciência/História por sua atuação no ano de 2010, os demais ganhadores e suas categorias foram: o grupo Cariocas Empolgados (Segundo Caderno: música), o estilista Carlos Tufvesson (Ela), a empresa Condor (Economia: desenvolvimento do Rio), a instituição Disque-Denúncia (Rio), o escritor Ferreira Gullar (Prosa e Verso), a apresentadora Hebe Camargo (Revista da TV), o diretor de cinema José Padilha (Segundo Caderno: Cinema), o secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame (Personalidade do Ano), a atriz Leandra Leal (Revista O Globo), o ator Marco Nanini (Segundo Caderno: Teatro), o ator Marcos Palmeira (Razão Social), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (País), o ex-técnico do Fluminense, Muricy Ramalho (Esportes), o estudante Rene Silva (Megazine), Silvio Meira (Economia) e a organização Viva Rio (Mundo).

Em seu agradecimento, o presidente da ABC declarou seu orgulho em receber o prêmio, pois isso contribui para a visibilidade da ciência. “Todos vocês podem acreditar na ciência brasileira. Hoje, em termos de qualidade, estamos à frente dos outros países do BRIC [Brasil, Rússia, Índia e China]. Mas para continuar beneficiando a sociedade brasileira é preciso contar com a contribuição de todos”, afirmou Palis.

O prêmio, que já está em sua oitava edição, homenageia pessoas e entidades que marcaram o ano de 2010 por suas trajetórias e atuações, e por sua consequente presença nas páginas do jornal O Globo durante o ano passado. Os vencedores foram escolhidos a partir de listas com três indicados a cada categoria, correspondentes às editorias do jornal, por um júri formado por jornalistas e vencedores do ano anterior, cujos votos se somaram ao voto popular, manifestado através da internet.

Jacob Palis cercado por alguns de seus convidados:
o diretor da ABC e da Faperj Jerson Lima; o secretário de C&T do Estado do Rio de Janeiro Alexandre Cardoso e esposa;
o premiado; o Acadêmico e matemático do IMPA Welington de Melo

Personalidades falam da importância da ciência para a sociedade

Tendo em vista o cenário da atual ciência brasileira, os demais ganhadores do prêmio e outras personalidades presentes, em depoimentos exclusivos às Notícias da ABC, responderam porque consideram a ciência importante para a sociedade e porque um cientista estava sendo homenageado ali, naquela noite.

A apresentadora Hebe Camargo se surpreendeu: “O presidente da Academia de Ciências está recebendo o prêmio também? Nossa, e eu aqui, junto…” Premiada por sua atuação no SESC Cidadania, Raimunda Vanderlina acha que a Ciência “nos faz conhecer o que está oculto, é através da Ciência que poderemos oferecer, quem sabe, um futuro melhor para nossos netos”. Para Ferreira Gullar, uma pessoa que se dedica à ciência certamente fará mais diferença do que os poetas. “O Homem inventou a poesia, inventou a ciência, inventou Deus, inventou tudo. Então a Ciência é uma das coisas mais importantes que o homem inventou.”

A atriz Beth Mendes cumprimentou o presidente da Academia Brasileira de Ciências pelo prêmio e avaliou que a ciência é imprescindível “porque o desenvolvimento científico pressupõe o desenvolvimento de soluções em todos os setores da sociedade”. Para a colunista do Globo Deise Novakoski, especialista em vinhos, “a ciência traz o avanço da sociedade, é o que nos abre portas e caminhos para o futuro”. O ator Marcos Palmeira, ganhador do prêmio na categoria Razão Social, reconhece o imenso valor da pesquisa científica e tecnológica. “Nossa sociedade precisa valorizar até mais essa área, que bom que houve esse premiação, pois ela está dando merecido destaque à ciência.”

O grande homenageado da noite, o secretário de segurança do Estado, José Mariano Beltrame, disse que em sua profissão a ciência pode fazer a diferença na medida em que o conhecimento científico é utilizado cada vez mais no processo de transformação da sociedade. Para o estilista Carlos Tufvesson, a ciência é importante para a sociedade pois envolve o desenvolvimento dos povos, a tecnologia “e é o que nos move para pensar numa sociedade melhor num futuro próximo.”

O apresentador do evento, Ancelmo Gois, acha que quem for esperto no mundo estará de olho na educação e na ciência. “Esses são os novos horizontes, as novas estradas que levarão ao progresso, que levarão a pujança econômica. Eu acho que é a hora do Brasil investir mais nisso e o nosso homenageado investiu e isso é muito positivo”. Para a colunista Miriam Leitão, que apresentou a cerimônia ao lado de Ancelmo, o mundo se encontra na era do conhecimento. “Sem a ciência nós não vamos a lugar nenhum, a ciência é a única chance do mundo caminhar em qualquer área. Chegamos em um momento em que ou o Brasil aposta mais no conhecimento científico de ponta ou vamos nos perder no futuro que estamos tentando conquistar”, acrescentou.

Para a atriz Leandra Leal, o cientista, assim como o artista, são pessoas de vanguarda, que estão à frente. O cineasta Zelito Viana, pai do ator Marcos Palmeira, ao ser questionado sobre o motivo da presença de um cientista entre os premiados daquela noite, respondeu: “O que um cientista está fazendo aqui? Ora, a diferença!”