Instituições da área de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro começaram a discutir um plano de ação para ajudar as cidades da Região Serrana do Estado atingidas pelas chuvas neste início de janeiro. A ideia é que as instituições, além de receber doações, organizem atividades para os desabrigados (em especial as crianças) e ações de popularização da ciência na região, com ênfase na prevenção de desastres.

A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (18/1), na Casa da Ciência/UFRJ, com a participação de representantes do Ministério da C&T, da Secretaria Municipal de C&T, da Faperj e de instituições de pesquisa, universidades, museus e centros de ciência, entre outros.

A ideia é atuar em parceria com os gestores locais e propor ações de curto, médio e longo prazo. As instituições participantes farão um levantamento sobre o que cada uma pode disponibilizar para o plano. Já foi solicitado às prefeituras das cidades atingidas um mapeamento dos abrigos e número de abrigados. No curto prazo, serão desenvolvidas atividades para a população atingida, em especial crianças.

A próxima reunião conjunta está marcada para a próxima terça-feira, 25 de janeiro, às 16h, na Casa da Ciência (R. Lauro Müller, 3 Botafogo).

Instituições interessadas em participar do plano de ação podem entrar em contato com a Casa da Ciência, pelo fone (21) 2542-7494, ou com Claudia (8124-5474 ou claudia@casadaciencia.ufrj.br) e André (9249-1080 ou andre@casadaciencia.ufrj.br).

Informações sobre doações podem ser obtidas em http://www.casadaciencia.ufrj.br/divulgacao/ajuda_chuvas.html