Determinação, coragem de mudar, talento, visão de futuro, solidariedade. Qualidades como essas marcam os vencedores do Prêmio Faz Diferença do Globo desde a primeira edição, há oito anos. O prêmio, com apoio da Firjan, é uma homenagem do jornal aos brasileiros que mais contribuíram, seja através de seu trabalho, de suas iniciativas ou de seu exemplo, para transformar o Brasil num país melhor.

Os jornalistas de cada uma das editorias do Globo indicaram três personalidades ou empresas que se destacaram ao longo do ano, nas páginas do jornal. Foram três indicados em 16 categorias: País, Rio, Economia, Economia/Desenvolvimento do Rio, Mundo, Esportes, Prosa & Verso, Revista da TV, Ciência/História, Revista O Globo, Segundo Caderno/Cinema, Segundo Caderno/Teatro, Segundo Caderno/Música, Ela, Megazine e Razão Social.

Na categoria Ciência e História, o vencedor foi o matemático Jacob Palis, presidente da ABC. Entre os escolhidos de 2010 estão também José Mariano Beltrame, Ferreira Gullar, Viva Rio, Disque-Denúncia e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

O júri que escolheu os vencedores foi composto por cinco votos: os de três jornalistas do Globo; o dos premiados na edição anterior do prêmio; e o resultante da votação popular através do Globo na internet, realizada entre 13 de dezembro e 5 de janeiro.

Leiam o perfil de Palis publicado no Globo, clicando em Ciência e História nos boxes coloridos à direita, na página do Prêmio.

A cerimônia de premiação será realizada em março – a data será divulgada nas Notícias da ABC.