Os eventos científicos do Ano da Alemanha no Brasil foram organizados em parceria pela Academia Brasileira de Ciências e a Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina. O coordenador brasileiro foi o Acadêmico Luiz Bevilacqua, professor da Coppe/UFRJ e ex-reitor da UFABC, e o coordenador alemão foi o Prof. Detlev Ganten, presidente do World Health Summit e diretor do Conselho da Charité Foundation, em Berlim.

Os eventos ocorreram no Rio e em São Paulo. Na sede da ABC, no Rio, ficaram concentrados os encontros nas áreas de modelagem computacional e novos materiais, e em São Paulo os das áreas de biodiversidade e doenças da terceira idade. No Rio ocorreram ainda uma troca de experiências de estudantes brasileiros e alemães que participaram de programas de cooperação científica e uma Conferência sobre Educação Superior, que contou com a participação do presidente do CNPq, o Acadêmico Carlos Alberto Aragão.


Detlev Ganten, Luiz Bevilacqua e Carlos Alberto Aragão

Na avaliação do coordenador Luiz Bevilacqua, o evento foi coroado de sucesso. “Eu acredito que a delegação alemã ficou bastante satisfeita com a interação”. Bevilacqua lamentou apenas a presença rarefeita de representantes de universidades brasileiras. “Infelizmente, apesar da divulgação que nós fizemos, não houve a resposta que deveria haver dos nossos dirigentes e cientistas aqui do Rio. Em São Paulo houve uma participação maior, devido ao fato de um dos encontros ter sido realizado no próprio hospital, o Incor, o que facilitou a presença de profissionais e estudantes brasileiros. Fora isso, foi uma reunião muito bem sucedida.”