Algumas ações para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e, deste modo, reduzir as mudanças climáticas, também podem melhorar diretamente a saúde humana, segundo um comunicado da Inter-Academy Medical Panel (IAMP), uma rede global de academias de medicina do mundo. Estes benefícios de saúde poderiam compensar parcialmente os custos do combate às alterações climáticas e desafiar a crença de que as políticas para combater as alterações climáticas irão, invariavelmente, ser social e economicamente exigentes. Uma cópia da declaração completa pode ser encontrada em: http://tinyurl.com/iampHBCCM

O IAMP faz apelo aos líderes políticos mundiais ao redor do mundo a levar em conta os benefícios de saúde proporcionados por tais estratégias de mitigação, principalmente à frente da sua reunião na próxima semana em Cancun, no México.

Enquanto os efeitos das estratégias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa sobre as alterações climáticas levam tempo para se manifestar e são, muitas vezes, dispersas por todo o mundo, os benefícios de saúde podem ser realizados de forma mais direta e rápida. A declaração identifica vários exemplos de pesquisas publicadas de como as ações para reduzir as emissões também podem levar a melhorias locais na área da saúde. Essas incluem:

• A introdução de 150 milhões de fogões de baixa emissão de carbono na Índia poderia prevenir cerca de 2 milhões de mortes prematuras causadas por exposição a poluentes domésticos e reduzir os poluentes do efeito estufa;
• Reduzir o uso de carros particulares nas cidades e incentivar viagens ativas, como ciclismo e caminhada, para reduzir as emissões de gases e diminuir o fardo das doenças crônicas.

O Professor Looi Lai Meng, da Akademi Sains Malaysia e Vice-Presidente do IAMP disse: “Muitos vêem as alterações climáticas principalmente como uma ameaça à sustentabilidade do meio ambiente e estão menos conscientes dos problemas de saúde envolvidos. Além disso, aqueles em países mais pobres, que são menos responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa, são os mais vulneráveis e sofrem as maiores ameaças à saúde. Os benefícios de saúde para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa constituem um incentivo para reduzir as emissões. “

O Professor Detlev Ganten, da Alemanha, membro do Comitê Executivo do IAMP e presidente do grupo de trabalho que preparou o comunicado, “a aprovação desta declaração pelas Academias de tantos países diferentes faz uma importante contribuição para a discussão global sobre a melhor forma de combater as alterações climáticas. Um forte argumento que pode ser feito são que os benefícios para a saúde pública devido à redução das emissões de gases do efeito de estufa têm de ser mais proeminentes nas negociações internacionais e políticas nacionais elaboradas.”

“A OMS tem argumentado, há algum tempo, que a adoção de estratégias de baixa emissão de carbono para melhorias na saúde podem permitir que os tomadores de decisões políticas demonstrem pontos positivos para a saúde e riqueza, gerando resultados dentro de um período de poucos anos -, enquanto evita impactos devastadores de longo prazo para o planeta”, disse Maria Neira, diretora da OMS para Saúde Pública e Meio Ambiente. “Saúdo a declaração do IAMP que mostra o engajamento da comunidade de saúde sobre esta questão crítica”.

Sobre o IAMP

O Inter-Academy Medical Panel (IAMP) é uma rede global de academias nacionais de medicina e de academias de ciências ou engenharia, com membros médicos comprometidos a trabalhar juntos para melhorar a saúde mundial, especialmente nos países de baixa renda. As atividades da IAMP focam na colaboração institucional de reforçar o papel de todas as Academias para aliviar os encargos de saúde das pessoas mais pobres; constrói a capacidade científica nacional de pesquisa e estimula a educação para melhoria da saúde; e fornece pareceres científicos independentes sobre a política de saúde e da ciência para os governos nacionais e organizações globais.