A cerimônia de entrega do Prêmio Balzan ocorreu no dia 19 de novembro de 2010, no Palazzo del Quirinale, em Roma. Os agraciados receberam a homenagem das mãos do presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Foram quatro os cientistas outorgados com o prêmio, em 2010:
– o presidente da ABC Jacob Palis, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), por suas fundamentais contribuições à área de Sistemas Dinâmicos;
– o alemão Manfred Brauneck, pesquisador da Universidade de Hamburgo, por sua pesquisa sobre características internacionais do mundo do teatro e pela abrangência de sua pesquisa, que envolve mais de dois milênios de história do teatro europeu;
– o italiano Carlo Ginzburg, da Scuola Normale Superiore di Pisa, Accademia Nazionale dei Lincei, na área de História Europeia, pela excepcional combinação de imaginação, precisão acadêmica e habilidades literárias, com as quais recuperou e iluminou as crenças das pessoas comuns da Europa entre os anos 1400 e 1700;
– Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto no Japão, e do J. David Gladstone Institute San Francisco, na área de Biologia, pela descoberta de um método de transformar células já diferenciadas em células com as características das células-tronco embrionárias.
O presidente da Itália cumprimentando o premiado Jacob Palis, presidente da ABC.
Participaram da cerimônia os diretores da Fundação Internacional Balzan, Bruno Bottai e Achille Casanova. De acordo com as formalidades usuais do evento, cada vencedor fez um discurso de aceitação e agradecimento pelo prêmio. Em função da tradição estabelecida para refletir o caráter ítalo-suíço da Fundação Internacional Balzan, a cerimônia de premiação ocorre em anos alternados entre Roma, na Itália, com a presença do presidente italiano, e em Berna, na Suíça, onde é entregue por um representante da do Conselho Federal da Confederação Suíça.
A Fundação ofereceu um milhão de dólares a cada vencedor, o que coloca o Prêmio balzan como um dosmaiores no contextode Ciência e Cultura. Os ganhadores tem o compromisso de alocar metade do valor do prêmio para financiar pesquisas de jovens cientistas de seus respectivos campos de pesquisa.
Os temas premiados mudam a cada ano, sendo escolhidos entre as áreas de Artes, Letras , Ciências Físicas e Morais, Matemática e Medicina. Os vencedores são escolhidos por um Comitê independente, presidido por Salvatore Veca e composto por vinte Acad6emicos de destaque de dez países europeus.
A cerimônia foi precedida pelo Fórum Interdisciplinar dos Vencedores do Prêmio Balzan, evento aberto ao público realizado no dia 18/11, na Accademia Nazionale dei Lincei, tendo os premiados como palestrantes.