O 2º Prêmio TOP Etanol, oferecido pelo Projeto AGORA desde 2009, conta este ano com uma nova modalidade – Inovação Tecnológica no uso do Etanol –, que premiará descobertas, aperfeiçoamento ou novidades significativas de caráter tecnológico que contribuam para o uso mais eficiente do etanol no Brasil. A premiação desta modalidade está dividida em três categorias, sendo uma destinada ao setor de transportes, outra para aplicação de geração de energia industrial e a terceira para utilização do etanol como consumo industrial na produção de bioplásticos. Cada categoria premiará o trabalho vencedor com 5 mil reais.

Na modalidade Trabalhos Acadêmicos, serão distribuidos 27 mil reais em premiações para as três categorias – Graduação e Pós-Graudação Lato Sensu, Pós-Graduação Stricto Sensu e Trabalhos Acadêmicos Publicados. Nesta modalidade os trabalhos deverão obedecer o tema da premiação, a interação da agroenergia com o meio ambiente.

O prazo para envio dos trabalhos se encerra no dia 20 de dezembro. Mais informações do prêmio estão disponíveis no site e também no comunicado abaixo.

O Prêmio

A realização do Prêmio TOP Etanol é do Projeto AGORA, que reúne empresas de toda a cadeia sucroenergética – da pesquisa genética ao setor automotivo, passando por siderurgia, agroquímicos, equipamentos e máquinas, o sistema financeiro, logística e distribuição.

Atualmente, integram o Projeto AGORA as empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, as entidades ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); SIAMIG (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); SINDALCOOL/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); SINDAÇÚCAR (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); CEISE BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).