A 29 de agosto de 2010, a ABC perdeu um de seus ilustres membros, o matemático e educador Geraldo Severo de Souza Avila, após uma heroica luta de 14 anos contra um cancer, que não impediu que ele continuasse o seu inestimavel trabalho de divulgação e ensino da Matemática nos vários niveis, desde o fundamental até a graduação nas universidades.

Geraldo Avila nasceu no dia 17 de abril de 1933 em Alfenas, Minas Gerais, e licenciou-se em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1957 recebeu uma das primeiras bolsas do CNPq para doutoramento no exterior. Escolheu a Universidade de Nova Iorque, onde o corpo docente do Institute of Mathematical Sciences (hoje Courant Institute of Mathematical Sciences) reunia os mais eminentes pesquisadores na área de Equações Diferenciais Parciais, entre eles K.O. Friedrichs, P. Lax, L. Nirenberg, J. Moser. Essa foi precisamente a área que Geraldo Avila escolheu.

Em 1961 recebeu o grau de PhD em Matemática com a apresentação da tese “The Asymptotic Field of a Point Source in an Inhomogeneous Medium”. Parte de seu trabalho de pesquisa conduziu a um artigo com J. B. Keller, seu orientador, no Communications on Pure and Applied Mathematics em 1963.

Ao regressar ao Brasil, Geraldo Avila participou do grupo de professores que fundaram a Universidade de Brasilia em 1962 e, no caso da Matemática, criaram um dos primeiros programas de pós-graduação no pais.

Regressando aos Estados Unidos, foi pesquisador no Mathematics Research Center da Universidade de Wisconsin em Madison, e professor por vários anos na Universidade de Georgetown em Washington, D.C..

Em 1972, regressou para a Universidade de Brasilia, onde novamente, com outros pesquisadores, participou de um importante programa de doutoramento em Matemática. Continuou seus projetos de pesquisa na area de Sistemas Hiperbólicos Simétricos e Teoria de Espalhamento, gerando a publicação de vários artigos.

Em 1987 foi indicado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasilia para Reitor, cargo que ocupou por curto tempo, dada a grave crise institucional que vivia a universidade.

Na década de oitenta, Geraldo Ávila começou seu notório trabalho em prol do ensino da Matemática no Brasil. Escreveu livros didáticos de nível universitário e artigos de divulgação. Um de seus livros, Introdução à Análise Matemática, ganhou o Prêmio Jabuti em 1994. Foi um dos assíduos colaboradores da Revista do Professor de Matemática, uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), onde publicou dezenas de artigos. Foi o fundador da Matemática Universitária, outra publicação da SBM, quando Presidente da mesma no biênio 1983-1985.

Nos anos noventa foi professor da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás.

A Academia Brasileira de Ciências estende a família do Professor Geraldo Avila as suas sinceras condolências.