Começará no dia 1º de setembro o período para indicação de candidatos a Membro Titular e Membro Correspondente da ABC. As indicações poderão ser feitas apenas por Membros Titulares, através do sistema eletrônico de votação ou por carta, em formulário próprio a ser solicitado na secretaria da ABC (21 3907-8111). As senhas individuais de acesso ao sistema eletrônico serão enviadas por e-mail no dia 1º de setembro.

Lembramos que o cientista de nacionalidade estrangeira radicado no Brasil há mais de dez anos poderá ser indicado candidato à categoria de Membro Titular.

Todos os indicados serão avaliados por seus pares, ou seja, os Membros Titulares da seção a que pertence o candidato, entre os dias 1º e 26 de outubro. No dia 27/10 a tabela com as notas recebidas por cada candidato será encaminhada para a Comissão de Seleção, que se reunirá na sede da ABC no dia 5 de novembro para decidir quantas vagas serão abertas para cada seção e preparar a cédula de votação.

Os indicados que passarem por essa primeira fase terão seus nomes inscritos nas cédulas de votação, onde também estará citado o número e vagas para cada seção. Essa cédula será encaminhada a todos o Titulares da ABC, que escolherão os novos membros da ABC entre os candidatos listados.

O resultado final será definido na Assembleia Geral de 17 de dezembro e divulgado em seguida.

Esse processo é um dos procedimentos de maior significado para a ABC, pois a qualidade de seus quadros garante sua credibilidade e relevância no país e no exterior. A posse dos novos Acadêmicos ocorrerá no dia 3 de maio de 2011, dentro da programação da Reunião Magna da ABC.