O Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, foi palco da cerimônia de abertura da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), conduzida pelo secretário-geral da SBPC Aldo Malavasi. Com um auditório lotado por estudantes, professores e expoentes da ciência brasileira, breves discursos de alguns dos componentes da mesa se sucederam, no sentido de ressaltar a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento do Brasil, avaliar o expressivo crescimento da área ocorrido nos últimos anos e indicar os desafios que a comunidade científica e a sociedade brasileira ainda têm pela frente, especialmente no campo da educação.


Carlos Alberto Aragão, Aziz AbSaber, José Ivonildo do Rêgo, Sergio Rezende, Iberê Ferreira de Souza,
Marco Antônio Raupp, Micarla Souza, Luis Antônio Elias, Fernando Ribeiro, Adalberto Val

Formaram a mesa da abertura o secretário de Ensino, C&T do Ministério da Defesa; Almirante de Estado Gilberto José Richal; o presidente do CNPq e Acadêmico Carlos Alberto Aragão; o geógrafo e Acadêmico Aziz AbSaber; o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Ivonildo do Rêgo; o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; o governador do Estado Iberê Ferreira de Souza; o presidente da SBPC Marco Antônio Raupp; a prefeita de Natal Micarla Araújo de Souza; o secretário-executivo do MCT Luis Antônio Rodrigues Elias; o diretor da Finep Fernando Ribeiro; o vice-presidente da ABC para a região Norte Adalberto Val e o diretor-presidente da Fapern Paulo Valdemiro Cunha; o secretário de Desenvolvimento Econômico Francisco Cipriano de Paula II; o presidente da Comissão Executiva da UFRN João Felipe da Trindade.

Um dos homenageados da 62ª Reunião, in memoriam, foi o folclorista Luis da Câmara Cascudo, natalense nascido em 1898 e falecido em 1996, brilhantes intelectuaL que produziu uma obra universal descrevendo o homem brasileiro. Suas palavras, citadas na solenidade, compõem uma boa imagem do cientista moderno: “sentado sobre uma pilha de livros, com um telescópio num olho e um microscópio no outro.”

E um desses cientistas polivalentes, com visão abrangente sobre a Ciência e o mundo em que vivemos foi o outro homenageado do evento: o geógrafo, Acadêmico e Presidente de Honra da SBPC Aziz AbSaber. Nascido em São Luis de Paraitinga, no interior de São Paulo, é considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo. Defensor da cultura como base fundamental para se entender a ciência, seus trabalhos focados em geomorfologia, paleontologia, biogeografia e a ecologia urbana foram essenciais para subsidiar estratégias de proteção dos biomas e da biodiversidade brasileira.

O Acadêmico Oscar Sala, ex-presidente da SBPC e ex diretor-científico da Fapesp, presidente da ABC entre 1991 e 1993, falecido em janeiro de 2010, foi homenageado na cerimônia com a apresentação de um pequeno vídeo com trechos de filmagens antigas, depoimentos emocionantes e emocionados de seus amigos, companheiros de trabalho e de sua esposa, D. Rosa.

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica, oferecido pelo CNPq, foi entregue pelo presidente do CNPq ao neurocientista, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e Acadêmico Roberto Lent, por seu trabalho à frente da revista Ciência Hoje por muitos anos e como autor de livros infanto-juvenis de divulgação científica.

O reconhecimento a destacados brasileiros “seniores” foi seguido pela valorização aos jovens: os representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional dos Pós-graduandos (Anpeg) tiveram voz na solenidade. O diretor ANPG Vasco Rodrigo, substituindo a presidente Elisângela Lizardo, agradeceu a oportunidade de realizar paralelamente à Reunião da SBPC, junto com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), o 2º Salão de Divulgação Científica. “Enfim vemos a C&T como política de Estado, atrelada ao setor produtivo para agregar valor à indústria brasileira, gerar renda e distribuí-la de forma mais justa”. Outro líder estudantil, Augusto Chagas, presidente da UNE, parabenizou a SBPC pela escolha do tema, destacando o enorme potencial de riqueza que o Brasil tem que é o mar, do qual o pré-sal é apenas uma pequena parte. “Defendemos que 50% do lucro oriundo do pré-sal sejam destinados a ciência, tecnologia e educação – uma causa que toda a sociedade brasileira deveria abraçar.”

O ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende expressou sua satisfação em compartilhar aquele momento com todos os presentes, cumprimentando especialmente o Presidente de Honra da SBPC Prof. Ricardo Ferreira, presente na plateia. Ele relembrou da última reunião da SBPC realizada em Natal, há 12 anos, logo após o Brasil ter perdido a Copa para a França. Observou que no início desse mês o Brasil perdeu a Copa, mas os brasileiros não ficaram tão aborrecidos como naquela época. “Vivíamos tantas dificuldades que ganhar uma Copa era uma das poucas alegrias que tínhamos. Hoje o país vive um momento diferente. Ainda temos dificuldades sérias a enfrentar, como a educação. Mas sabemos o caminho a seguir, o que fazer e como fazer. E estamos investindo nisso”.

Rezende comentou que no dia seguinte apresentaria os resultados do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia e que tem o orgulho de deixar o cargo com a sensação de dever cumprido e deixando um legado para o seu sucessor. Destacou que os candidatos à presidência foram convidados para debates durante a Reunião e que acha difícil imaginar um retrocesso na área de CT&I, dados os avanços obtidos e consolidados.

Aproveitando o ensejo, ele assinou uma autorização para lançamento de editais no valor de R$ 865 milhões, dos quais R$ 30 milhões destinados a criação de novos INCTs voltados para as Ciências do Mar. O ministro fez questão de destacar que aquele ato estava sendo conduzido ali para evidenciar sua importância, “porque a mídia brasileira não divulga as ações da área de ciência e tecnologia.”

O presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, matemático e diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, agradeceu a colaboração da UFRN, assim como da Prefeitura e do Governo de Natal. Destacou a parceria da SBPC com a ABC na luta pelo avanço da Ciência brasileira, agradecendo ao vice-presidente regional da ABC Adalberto Val por estar presente, representando o presidente da entidade. “Jacob Palis é um grande parceiro.”

Ele destacou os avanços da produção científica brasileira, tanto internamente quanto em nível internacional. Mas observou que o desafio agora é fazer com que a produção de conhecimento ocorra em outros espaços além das universidades, fortalecendo os institutos de pesquisa e estimulando, especificamente, a pesquisa e desenvolvimento dentro das empresas, ponto inicial e final da cadeia de inovação. “Precisamos investir na aliança entre o conhecimento científico e a economia, gerando benefícios mais imediatos e diretos para a sociedade. Temos que construir estrutura para esse novo caminho da ciência brasileira”.

Raupp deu como exemplos bem sucedidos de investimentos em P&D a Embrapa, a Petrobras e a Embraer, líderes mundiais em suas áreas de atuação. “Mas precisamos ter outros exemplos de grande porte como esses”. Destacou o potencial do mar territorial brasileiro, com área e biodiversidade semelhantes às da Amazônia. “Precisamos de uma Embrapa para a Amazônia, uma Embrapa para o mar e uma Embrapa para a indústria.”