Com o tema Ciência, Saúde e Sociedade, a Reunião Magna da ABC 2010 acontecerá na sede da Academia, no centro do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de maio. As palestras são gratuitas e abertas ao público. Quem tiver interesse em receber certificado de participação poderá solicitar e cadastrar-se na recepção

O primeiro dia, 2a feira, contará com um Simpósio Regional do Rio de Janeiro sobre Doenças Negligenciadas, coordenado pelo Acadêmico Wanderley de Souza e com a participação de destacados especialistas da área. Em seguida, ocorrerão dois Simpósios de Jovens Cientistas de excelência em diversas áreas de pesquisa, oriundos do Brasil, do Equador, da Índia e do México. Às 18hs será realizado o coquetel de lançamento do livro do proeminente físico da USP de São Carlos, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas, intitulado Os Olhares de Janus.

Na 3a feira serão realizados dois importantes encontros: pela manhã, o Simpósio sobre Doenças Cronodegenerativas, coordenado pelo Acadêmico Eduardo Krieger, e depois do almoço o Simpósio Ciência e Inovação, coordenado pelo diretor da ABC Evando Mirra. Outro Simpósio de Jovens Cientistas ocorrerá entre os citados, desta vez com pesquisadores brasileiros e um chileno.

Às 16:45h ocorrerá a Conferência Magna, que este ano será proferida pelo Prêmio Nobel de Química do ano de 1986, Yuan T. Lee, intitulada Dynamics of Chemical reactions and Photochemical Processes. Vejam sua biografia. Para esta palestra, solicitamos inscrição pelo e-mail confmag@abc.org.br, com nome, instituição a que está vinculado e função, no caso de profissionais, ou a categoria estudantil (graduando, mestrando, doutorando ou pós-doutorando). Quem quiser receber o certificado já deve incluir no e-mail o endereço de correspondência.

À noite haverá um evento só para convidados: a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos e a entrega do Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, no Copacabana Palace.

No dia 5 de maio, 4ª feira, termos o último Simpósio de Jovens Cientistas, com a participação de três pesquisadores brasileiros e um mexicano. Em seguida, serão realizados dois grandes Simpósios Internacionais. O primeiro, dividido em duas partes, com oito palestrantes expoentes em suas áreas de pesquisa, intitula-se Mudanças Climáticas na Era Pós-Copenhague: Perspectivas para a América Latina, coordenado pelo Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa.

Fechando o evento, às 16:45h, ocorrerá o Simpósio intitulado O Papel das Academias no Ensino de Ciências: as Experiências do Brasil e da França, coordenado pelo Acadêmico Luiz Bevilacqua. Um dos palestrantes é o Prof. Yves Queré, da Academia de Ciências da França, um dos expoentes do Programa Mão na Massa e grande divulgador do mesmo em todo o mundo. Este Programa é uma das mais bem sucedidas experiências de renovação da educação científica dos primeiros anos do processo de escolarização. Com as necessárias adaptações, vem sendo desenvolvido em outros países como o México e o Brasil, sendo aqui conduzido pela ABC, em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

Confiram a programação.