O Simpósio: Biologia e Sociologia da Violência – Uma Abordagem Transdisciplinar, promovido pela Academia Brasileira de Ciências, foi realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2010, no auditório do Departamento de Genética do instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pelo vice-presidente da ABC – Regional Sul, o geneticista Francisco Salzano. A cerimônia de abertura foi conduzida por ele e na mesa estavam também o presidente da ABC Jacob Palis, o diretor do Instituto de Biociências João Bergonci e o pró-reitor de pós-graduação da UFRGS Aldo Lucion.

Aldo Lucion, Jacob Palis, Francisco Salzano e João Bergonci

O primeiro dia do evento contou com palestras do médico e geneticista da UFRGS Renato Zamora Flores, sobre Biologia e ambiente no condicionamento da violência; da farmacóloga Silvana Chiavegatto, da Universidade de São Paulo (USP), sobre estudo da agressividade em modelos animais; da psicóloga Silvia Koller, da UFRGS, que discorreu sobre sequelas psicológicas em vítimas de violência. Três neurocientistas completaram o ciclo: Jorge Moll Neto, da Rede DOr, no Rio de Janeiro, falou sobre substratos neurais das emoções básicas e morais; Jaderson Costa Dacosta tratou de distúrbios neurocomportamentais e violência e André Palmini, da PUC-RS, que expôs suas pesquisas sobre neurologia do comportamento.

No segundo dia, a psicóloga Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams, coordenadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), abordou a violência na escola. O economista da Université Paris VIII, Pierre Salama, estudioso da violência na América Latina, não pôde comparecer em função dos problemas aéreos mas se feez representar pelo Prof. Salzano. O epidemiologista Paulo Nadanovsky, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abordou a relação entre impunidade e taxa de homicídio; a palestra da pediatra Evelyn Eisenstein, da UFRJ, intitulou-se Adolescência e conflito armado – engajamento da juventude em violência coletiva. Elizabeth Cancelli, historiadora da USP, tratou de políticas públicas de segurança e direitos humanos e a sociólogq da UFRGS Rosimeri Aquino enfocou a construção da Sociologia da violência na sociedade mundializada.

Finalizando o evento, Salzano apresentou aos participantes algumas sugestões de desdobramento. “A ABC não quer que esse evento seja apenas um episódio, mas sim o início de uma atividade continuada do panorama que estamos visualizando aqui. Karl Marx já dizia que não basta entender o mundo, é preciso modificá-lo”. Foi aprovada então a criação de uma rede virtual para dar seguimento às discussões, a elaboração de um documento com propostas concretas visando a redução da violência, destinado aos políticos e à sociedade e a sugestão de uma publicação temática dos Anais da ABC com o conteúdo integral das apresentações.

Será publicada em breve uma edição especial das Notícias da ABC com um resumo das palestras.