Será na próxima sexta-feira, 13 de novembro, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, o lançamento oficial do movimento da SBPC em favor da educação. A intenção, segundo o Acadêmico Isaac Roitman, coordenador do GT-Educação da SBPC, é reunir os parceiros do movimento – iniciado em agosto do ano passado com a criação do GT – e incentivar a discussão de propostas a serem reunidas e apresentadas ao governo atual e aos candidatos às eleições de 2010.

Além de especialistas em educação, participam do GT representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do movimento Todos pela Educação e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa da SBPC em favor da educação tem apoio também de entidades estudantis e de trabalhadores da educação.

Para Roitman, a principal vantagem da SBPC é conseguir reunir esses diferentes segmentos para discutir metas de médio e longo prazo para a educação. “Se todos os setores da sociedade cobrarem a implementação das ações já existentes e das propostas que ainda serão apresentadas, talvez a gente consiga mudar a situação atual”, avalia o coordenador do GT.

Para o evento na UnB, está prevista conferência do senador Cristovam Buarque, além da apresentação do movimento pelo presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp.

Ensino de ciências

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, também em Brasília, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o GT-Educação da SBPC debatem educação científica no ensino básico.

O objetivo principal do encontro é compartilhar e analisar experiências de educação científica para estudantes do ensino básico conduzidas atualmente, como insumo para a definição de diretrizes para o ensino de ciências no nível básico.

Na oportunidade, deverão ser apresentadas as seguintes experiências: Mão na Massa (ABC); Ciência, Arte e Magia (UFBA); Escola de Educação Científica (Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra – IINN-ELS – Natal/Macaíba/RN); e Ciência em Foco (Sangari do Brasil/DF).