O presidente da ABC, Jacob Palis, divulgou nessa sexta-feira nota onde informa sua decisão de adiar o prazo de indicações para novos membros da Academia por mais uma semana, encerrando-o no dia 7 de novembro.

O Prof. Palis foi sensível ao pedido de vários Acadêmicos, que teriam candidatos importantes para indicar. No entanto, enfatizou que a ABC terá eleito novos membros ainda no corrente ano, e para isso encurtará a próxima fase da eleição, que é a avaliação dos candidatos por seus pares, na sua respectiva área de especialização.

As indicações ser feitas pela internet, utilizando código e senha enviado por e-mail pelo presidente da ABC no dia 1º de outubro, para acesso ao Sistema Eletrônico de Votação. Caso um Membro Titular deseje fazer uma indicação e não localize este e-mail, pode contatar o gerente de informática, Fernando Carlos Azeredo Verissimo, pelo e-mail verissimo@abc.org.br.

Palis destacou a importância da eleição de novos membros, por ser um momento de renovação dos quadros e de resgate da função primeira de uma Academia, que é garantir a excelência dos escolhidos para a ela pertencer. Por isso, o presidente da ABC solicita que os Membros Titulares empreendam esforços no sentido de apresentar candidaturas dos cientistas de maior expressão em cada área do conhecimento.

Cabe observar o Art. 27 do Estatuto da ABC:

Art. 27 – Os formulários de indicação de candidatos somente serão recebidos quando estiverem devidamente preenchidos.

§ 1º – As propostas de admissão de Membros Titulares deverão ser subscritas por um ou mais Membros Titulares.

§ 2º – As propostas de admissão de Membros Correspondentes deverão ser subscritas por 10 (dez) ou mais Membros Titulares, dos quais pelo menos 5 (cinco) da área especializada em que se enquadrar o candidato e acompanhadas pelo respectivo “curriculum vitae” e relação dos trabalhos publicados de sua autoria.

§ 3º – As propostas para admissão de Membros Colaboradores serão apresentadas pela Diretoria, cabalmente justificadas e acompanhadas do “curriculum vitae” do candidato.

 

São elegíveis, na categoria de Membros Titulares, pesquisadores estrangeiros radicados no Brasil há mais de dez anos. A proposta foi aprovada em 18 de fevereiro último e já vale para esta eleição. Os estrangeiros, membros da ABC ou não, devem ser indicados no Sistema Eletrônico de Votação ou, se preferirem, através de formulário apropriado em papel, disponível na Secretaria da ABC, que pode ser solicitado por fax pelo telefone (21) 3907-8100.