O Acadêmico Marcos Eberlin, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, é o novo presidente da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas. A nomeação aconteceu durante o 18º Congresso Internacional de Espectrometria de Massas, realizado em Bremen (Alemanha), de 31 de agosto a 4 de setembro. O mandato é de três anos, renováveis por mais três. Para Eberlin, a nomeação tem vários significados, porém, o mais relevante é a afirmação da Unicamp como uma instituição com inserção internacional. “É um reconhecimento pela capacidade que os brasileiros têm de fazer ciência de primeira categoria”, afirmou o novo presidente.
Eberlin destacou que o papel do presidente é coordenar as ações da Sociedade, cujo principal objetivo está em disseminar o conhecimento em espectrometria de massa pelo mundo todo. “Eu tenho idéias muito claras de como levar a espectrometria de massas para o mundo todo. Uma das primeiras idéias, já aprovada pelo conselho do órgão, é criar uma enciclopédia virtual de espectrometria de massas contendo todas as informações importantes. O acesso será gratuito e disponível em várias línguas”, assegurou Eberlin.
Uma segunda ideia, que já foi submetida ao conselho, é a criação de um prêmio pela qualidade do trabalho para pesquisadores que querem participar das conferências e não possuem recursos. Outra proposta, observou Eberlin, é reduzir o espaçamento entre os congressos, que ainda são de três em três anos, para cada dois anos. “Isso dá mais chances de que os encontros sejam realizados em países como Austrália, China, Índia, Argentina, México e Brasil”, disse. O próximo será realizado em 2010, em Kyoto (Japão), e na sequência, será a vez de Genebra (Suiça), em 2012. A expectativa é de que em 2014, Campinas seja a escolhida para sediar o evento.
Além disso, outra preocupação ocupa a cabeça do novo presidente: incentivar a participação de alunos nos eventos porque isso é extremamente importante. A Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas possui atualmente mais de 45 sociedades afiliadas e cerca de 50 mil associados.
Prêmio
Aluno do IQ e orientado por Eberlin, o doutorando Mário Benassi foi primeiro lugar no prêmio Journal of Mass Spectrometry Awards 2009, realizado também durante o 18º Congresso, na Alemanha. Fruto de um trabalho feito inicialmente no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massa, do IQ, e posteriormente na Purdue University (EUA), sobre plasma a baixas temperaturas, Benassi foi avaliado pelo trabalho e por seu currículo, recebendo nota alta nos dois quesitos. “Meu trabalho e meu currículo foram reconhecidos pelos jurados e isso é muito importante”, revelou Benassi.