Estão abertas as inscrições para o concurso de redações e artigos científicos do 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O prêmio, instituído em 2005, visa estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismo o Brasil, e de promover a participação das mulheres e no campo das ciências e nas carreiras acadêmicas.

O concurso abrange cinco categorias: estudantes de ensino médio, superior, mestrado, doutorado e especialista. Os vencedores de cada categoria receberão um valor em dinheiro, além de computadores e bolsas de estudo para o desenvolvimento da pesquisa.

A novidade este ano é a criação da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero, para premiar as ações de escolas públicas e privadas que incentivem o combate à discriminação e desigualdade de raça e gênero.

O concurso é uma parceria da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) com o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).