O biólogo Fábio de Melo Sene, geneticista, pesquisador e professor na Universidade de São Paulo há mais de 40 anos, publicou o livro Cada Caso, Um Caso… Puro Acaso, editado pela Sociedade Brasileira de Genética.

O lançamento ocorreu durante o 55o Congresso Brasileiro de Genética, que ocorreu entre 30 de agosto e 3 de setembro, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Neste mesmo evento, o Acadêmico proferiu a palestra de abertura, intitulada A variação no processo evolutivo: o que Darwin não sabia.

As reflexões apresentadas pelo geneticista discutem os mecanismos envolvidos na evolução biológica. A partir do entendimento destas reflexões, há como pensar ou repensar, sob o ponto de vista biológico, a respeito dos processos envolvidos na existência de vida no planeta e, em especial, a respeito da nossa condição humana e social.

Observando os seres vivos e, em especial, a espécie humana, o que é mais fascinante – entender a unidade e a diversidade humana, ou saber que o processo evolutivo é casual, incerto e acontece em decorrência de eventos naturais?

Analisando a capacidade de adaptar o ambiente às necessidades biológicas da espécie humana, o que é mais instigante – acreditar que será possível contornar mudanças ambientais drásticas ou dar mais atenção ao processo de sobrevivência e extinção das espécies?

A ciência, assim como outras formas de pensar a nossa condição planetária, coloca-nos como uma espécie passível e possível de refletir sobre nossa potencialidade e finitude. Afinal, diante de fatos e fabulações, como decidir, como refinar nossa sensibilidade e interagir diante do conhecimento, das certezas e incertezas, do conhecido, do ignorado e do desconhecido? Como afinar nossa sobre(vivência) enquanto humanidade?

O autor apresenta as hipóteses que fundamentam a teoria evolutiva de forma acessível a um leitor não biólogo. Por outro lado, pelas questões e explicações tratadas, seu uso é indicado como texto complementar em disciplinas de Evolução nos cursos de graduação na área das Ciências Biológicas da maioria das universidades.

O livro contribui para um refinamento da consciência crítica sobre essas questões. É uma obra de leitura agradável que possibilita um amplo entendimento das intrincadas relações que compõem o processo evolutivo.