Dentro da programação científica do Ano da França no Brasil, organizada pela Academia de Ciências em parceria com a Académie des Sciences de LInstitute de France e o Collége de France, serão realizados na USP e no Incor, em São Paulo, entre os dias 14 a 16 de setembro, os Colóquios de Química, Biologia e Ciências Médicas. Os eventos são gratuitos, abertos ao público e oferecem certificado, mediante o comparecimento e preenchimento de ficha no local.

Da área de Biologia e Ciências Médicas, estarão no Incor, em São Paulo os pesquisadores franceses Alain Carpentier; Jean-François Bach; Pierre Corvol e Stanislas Dehaene, participando dos simpósios com os brasileiros Eduardo Moacyr Krieger, Hildebrando Pereira, Jorge Kalil, José Eduardo Krieger, Protásio Lemos da Luz e Wagner Farid Gattaz. A programação, que abordará Cardiologia, Neurociências, Imunologia e Parasitologia, ocupará todo o dia 16/9, 4a feira.

Na área de Química estarão na USP, em São Paulo, os pesquisadores Christian Amatore, Jacques Livage, Marc Fontecave e Robert Corriu, que participarão dos colóquios com seus colegas brasileiros Fernando Galembeck, Henrique Eisi Toma, Hernan Chaimovich, Ohara Augusto e Oswaldo Luiz Alves. As palestras ocorrerão nos dias 14 e 15 de setembro, 2ª e 3ª feira, respectivamente.

Veja a programação de Química e a de Biologia e Ciências Médicas.

O Ano da França no Brasil é organizado, na França, pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturefrance. No Brasil, pelo Comissariado Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.