O professor e Acadêmico Raimundo Braz Filho foi homenageado durante a abertura da II Escola Temática em Química, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 28 de julho, por sua contribuição pioneira na área de Espectrometria de Massas, tema do evento. A homenagem foi prestada pelo também Acadêmico Ângelo da Cunha Pinto, docente e pesquisador do Instituto de Química da UFRJ.

Braz é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1976. Ele foi reitor e é Professor Emérito da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), onde atua no Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI).

A II Escola Temática em Química se estendeu até o dia 30 e contou com a realização de diversas conferências e com a participação de pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa. No dia 29, o Acadêmico Francisco de Aquino Neto, professor e pesquisador da UFRJ, discursou no evento sobre o Papel da Espectrometria de Massas na análise de sistemas moleculares complexos: o caso de controle de dopagem.