O Brasil teve mais um grande resultado olímpico, conquistando uma medalha de ouro, sete de prata, sete de bronze e quatro Menções Honrosas na 16th International Mathematical Competition for University Students, que terminou em 30 de julho, na Hungria.

Participaram deste evento estudantes de 150 universidades de 40 países, incluindo algumas das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo como Princeton University, Cambridge University, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, Oxford University, Universidade Complutense de Madri e Universidade de Moscou.

Competiram estudantes que cursavam desde o primeiro ao quarto ano de faculdade e que não possuíam título universitário anterior. A prova foi aplicada em dois dias consecutivos com um tempo de cinco horas cada dia.

A medalha de ouro ficou com o aluno Rafael Daigo Hirama, do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). Os estudantes Edson Bezerra Lopes (UFC), Felipe Gonçalves Assis (UFCG), Gabriel Ponce (USP/São Carlos), Jordan Freitas Piva (IME), Leandro Lichtenfelz (UFSC), Ramon Moreira Nunes (UFC) e Thomas Yoiti Sasaki Hoshina (IME) foram contemplados com medalhas de prata.

As medalhas de bronze foram para André Linhares Rodrigues (Unicamp), Guilherme da Silva (Unesp), Guilherme Rodrigues Nogueira de Souza (ITA), Leandro Farias Maia (IME), Marcelo Araújo (ITA), Marcos Vieira (ITA), Rafael Rezende (UFC).

Antonia Taline de Souza Mendonça (IME), Renato Medeiros (ITA), Rodolfo Collegari (USP/São Carlos) e Vitor Fontoura (IME) receberam menções honrosas.

Brasil e os resultados na IMC

O Brasil participa desta importante competição desde 2003, conquistando desde então um total de 54 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), oito de ouro, 18 de prata e 23 de bronze.

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.