O médico e Acadêmico Protásio Lemos da Luz, Professor da USP e diretor da Unidade Clínica de Aterosclerose do Instituto do Coração (InCor), representou a ABC na última reunião dos Fundos Setoriais, ocorrida em Brasília no dia 9 de julho.

Na ocasião, foram revisados alguns pontos relativos ao orçamento de 2009 e marcada outra reunião ainda para este ano. O Acadêmico ficou encarregado de promover três oficinas no Incor sobre emergências cardiovasculares, intervenções percutâneas e aterosclerose/cirurgia de revascularização miocárdica. Todas serão realizadas simultaneamente, com a participação de especialistas de todo o país, com o objetivo de delinear protocolos de âmbito nacional a serem desenvolvidos a partir de 2010 com financiamento dos Fundos Setoriais pelos próximos três a cinco anos.

Segundo da Luz, é prioritário que sejam obtidos dados fidedignos nacionais e que sejam propostas políticas públicas que melhorem a relação custo/eficiência nessas áreas, a curto e longo prazo. “Uma idéia é criar redes nacionais pela internet que permitam o acompanhamento on line do que esta sendo feito em cada centro, diariamente. Isto já se faz nos Estados Unidos, na Suécia e Dinamarca. No Brasil isso seria muito útil”. Porém, o Acadêmico destacou que, evidentemente, os especialistas de cada área vão formular os protocolos que julgarem mais importantes. “Acho que essa iniciativa representa uma contribuição de nossa Academia para o equacionamento de problemas fundamentais da pesquisa em saúde no Brasil”, concluiu Protásio da Luz.