Biodiversidade e bem estar humano na America Latina e o Caribe: identificando prioridades para pesquisa, gestão e políticas foi o título do Seminário realizado no Solar da Imperatriz do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre 28 e 30 de abril passado.

Esta foi uma atividade conjunta realizada pelo Escritório Regional para América Latina e Caribe do ICSU (ICSU-LAC); a Universidade de Córdoba, Argentina, através da rede de pesquisa DiverSus, e o Diversitas, o programa multidisciplinar sobre biodiversidade do ICSU. Contou ainda com o apoio do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O seminário teve por objetivo central identificar e priorizar ações de pesquisa, manejo, e desenho de políticas necessárias para enfrentar os desafios em torno da biodiversidade e bem estar humano na América Latina e Caribe. Além disso, também formulou recomendações concretas, temáticas e de implementação, precisando o papel da ciência, do manejo e das políticas publicas na implementação de cada uma delas.

O comitê organizador contou com a coordenação geral de Alice Abreu, do ICSU-LAC, e de Anne Larigauderie, do Diversitas. A coordenação científica ficou a cargo de Sandra Diaz, da Universidade de Córdoba, Argentina e coordenadora do DiverSus, apoiada pela coordenação científica local de Fábio Scarano, do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio. Dentre os membros do Comitê Científico estava o Acadêmico Carlos Joly (Unicamp, Biota Fapesp).

A iniciativa reuniu cerca de 30 protagonistas da América Latina e Caribe para o tema de biodiversidade – cientistas de renome internacional, representantes de governos com atuação na área, representantes de organizações não governamentais e de organizações da sociedade civil. O seminário foi precedido por uma ampla consulta eletrônica, que atingiu mais de 500 pessoas e ajudou a construir os temas considerados prioritários para a ciência, políticas e gestão da biodiversidade.

Três conferências deram inicio aos trabalhos. A conferência principal foi do Acadêmico Carlos Nobre, Tipping points of Biosphere-atmospbhere Interaction in Amazônia. Nicolás Lucas, Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Terra do Fogo, Argentina, falou sobre Desafíos para los gobiernos en la implementación de las recomendaciones de la Evaluación de los Ecosistemas del Milenio. Holm Tiessen, do IAI, fez uma apresentação sobre a importância da biodiversidade.

Os participantes foram então divididos em cinco grupos de trabalho, que trataram dos balanços e compromissos na produção de alimento e combustíveis com a preservação, a longo prazo, dos serviços de ecossistemas baseados na biodiversidade; da importância da biodiversidade silvestre para combater a pobreza; das sinergias entre serviços ecossistemicos e estratégias globais de mitigação das emissões de carbono; do papel da diversidade biocultural e da agrobiodiversidade na segurança alimentar a longo prazo; e da relação entre biodiversidade e saúde.

Os participantes também discutiram quatro temas transversais, relacionados à interdisciplinaridade; à comunicação com a sociedade; à promoção de maior acesso dos tomadores de decisão ao conhecimento cientifico relevante e à construção de um relacionamento a longo prazo entre os diversos atores envolvidos.

Os resultados do seminário serão publicados como um plano de implementação para as recomendações do Millennium Ecosystem Assessment (MA) relacionadas à biodiversidade na América Latina e Caribe. Também está sendo preparado um documento de política científica para os tomadores de decisões com as principais recomendações. A documentação do seminário Biodiversidade e Bem Estar Humano na América Latina e o Caribe: Identificando Prioridades para Pesquisa, Gestão e Políticas está disponível na página http://www.icsu-lac.org/diversitas/diversitas.html.