Sérgio Cabral, Eduardo Paes, o professor da COPPE, Luís Felipe de Moraes, Jacob Palis e Alexandre Cardoso

No lançamento da nova etapa do projeto Orla Digital, iniciado em Copacabana e agora estendido para Ipanema e Leblon, o presidente da ABC Jacob Palis foi convidado para acompanhar o evento ao lado do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do secretário Alexandre Cardoso. O governador reiterou o fato de que em seu mandato o Estado do Rio de Janeiro está disponibilizando o maior volume de recursos para Ciência e Tecnologia de toda a sua história.

A festa de inauguração, com participação da bateria da Portela, foi prejudicada pela chuva. O palanque armado na areia de Ipanema serviu apenas de abrigo para as autoridades.

O governador Sérgio Cabral anunciou um prazo de 90 dias para a extensão do programa até a Baixada Fluminense. A intenção, segundo o governador, é levar o acesso gratuito a vários pontos do Rio. “Estamos fazendo a revolução silenciosa, permitindo que turistas e cariocas possam usufruir do acesso à banda larga. Vamos começar agora a inclusão digital na Baixada e vamos fazer o mesmo na Rocinha. Até o fim do ano, o projeto será colocado em toda a extensão da Avenida Brasil”, disse o governador.

Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, foram instaladas em Ipanema antenas transmissoras com rede de fibra ótica. Ao todo, são vinte pontos transmissores que abrangem toda a orla de Ipanema e do Leblon, como já acontecia em Copacabana. Usuários em ruas e apartamentos próximos, no entanto, poderão captar o sinal. “Queremos que todos tenham acesso ao sinal de internet gratuito. Vamos fazer uma revolução na inclusão digital”, disse o secretário.

Nos primeiros três meses, um quiosque em Ipanema oferecerá oficinas de informática. Todas as aulas terão os mesmos moldes das dos quiosques que funcionam em Copacabana, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e no Morro Dona Marta, em Botafogo.