O Acadêmico Wagner Farid Gattaz, Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, presidente do Conselho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas daquela instituição (HCFMUSP) e coordenador do Laboratório de Neurociências (LIM 27), foi contemplado com o Prêmio de Pesquisa da World Federation of the Societies of Biological Psychiatry.

Este é o mais importante e representativo prêmio na área de psiquiatria biológica, outorgado pela Federação que representa as Sociedades de Psiquiatria Biológica de todo o mundo, incluindo instituições psiquiátricas federadas de 65 países. O prêmio foi criado em 2001 e é concedido a cada dois anos. Os quatro cientistas já contemplados são respectivamente da África do Sul, Israel, Reino Unido e Estados Unidos, sendo pela primeira vez concedido a um pesquisador da America Latina.

O prêmio foi outorgado ao pesquisador brasileiro em reconhecimento às suas contribuições científicas na pesquisa biológica dos mecanismos moleculares das doenças neuropsiquiátricas. A cerimônia de entrega ocorrerá durante a abertura do IX Congresso Mundial de Psiquiatria Biológica no próximo dia 28 de junho, no Palais des Congrès em Paris.