No próximo dia 21 de maio, durante cerimônia especial na abertura do 2º Simpósio Mundial sobre Mecânica Multiescalar de Materiais e Ciências da Engenharia, em Tessalônica (Grécia), o Acadêmico Constantino Tsallis, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Aristotélica de Tessalônica.

Essa mesma distinção foi também a última honraria acadêmica recebida pelo russo Ilya Prigogine (1917-2003), Prêmio Nobel de Química em 1977, pelos seus estudos em termodinâmica.

Tsallis, que nasceu em Atenas (1943) e naturalizou-se brasileiro em 1984, recebe o título pela enunciação da mecânica estatística não extensiva, teoria que generaliza a mecânica estatística formulada por Boltzmann e Gibbs no século 19. A “Estatística de Tsallis”, como ficou conhecida, tem possibilitado grande número de aplicações em diversos campos de estudo de sistemas complexos. Uma delas foi a caracterização das etapas de organogênese dos rins, artigo de capa da Science-Signaling, em dezembro do ano passado.

Veja aqui mais informações sobre a mecânica estatística não extensiva.