O químico e Acadêmico Eliezer Barreiro, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ, doutorado em Química Medicinal pela Université de Grenoble e pós-doutorado em Química Orgânica pela mesma universidade, é o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar), sediado na UFRJ. O vice-coordenador é o Acadêmico Fernando de Queiroz Cunha , da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Sendo o medicamento um instrumento essencial à correção, preservação, manutenção e promoção da saúde, o investimento em pesquisa por novos fármacos – princípio ativo contido no medicamento – é de suma importância. Para Barreiro, “o acesso ao medicamento representa um fator decisivo de inclusão social e depende da disponibilidade do fármaco”, destaca.

Com o objetivo de ampliar o acesso a tais medicamentos, o INCT-Inofar busca descobrir novas substâncias que possam representar candidatos inovadores a fármacos de diferentes classes terapêuticas. Além disso, o Instituto atua no desenvolvimento de novas rotas sintéticas de acesso a fármacos genéricos conhecidos. “Essas rotas podem vir a ser implantadas no setor farmaquímico nacional, ampliando a nossa capacitação nesse domínio e permitindo que esses princípios ativos venham a ser acessíveis no país, em vez de serem importados de centros distantes”, observa o cientista.

De acordo com Barreiro, as pesquisas por fármacos genéricos representam um instrumento relevante para o fortalecimento de programas de saúde existentes e para a implantação de outros. Já em relação aos novos fármacos, o professor da UFRJ delineia a linha de estudos em que o INCT-Inofar atua. “Dentre as pesquisas do Instituto nessa área, estão estudos sobre a invenção de novos princípios ativos que atuem nos sistemas cardiovascular (SCV) e nervoso central (SNC), na quimioterapia de doenças negligenciadas como a leishmaniose, malária e doença de Chagas, em desordens inflamatórias crônicas degenerativas e na dor neuropática”, relata o Acadêmico.

O INCT-Inofar congrega pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa científica e tecnológica de oito estados brasileiros: Alagoas; Ceará; Goiás; Minas Gerais; Paraíba; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e São Paulo. A equipe conta com competências técnico-científicas reconhecidas internacionalmente também na área do desenvolvimento de biofármacos genéricos. Além disso, o Instituto possui ainda parcerias internacionais que promovem a integração com colaboradores de todas as especialidades necessárias à cadeia de inovação do setor.

Por fim, Barreiro defende a importância da divulgação e da popularização da ciência e relata como esse processo é feito pelo INCT-Inofar, através do Portal de Fármacos. Patrocinado pela Faperj, o projeto compreende um observatório virtual do tema, onde são expostos os resultados atingidos em processo de transparência, o que amplia o controle social de suas atividades. Para o cientista, “esse é um instrumento virtual que constitui tribuna e fórum de contato e intercâmbio contínuos com a sociedade, viabilizando a expressão de pesquisadores e estudantes. Além disso, contribui para o correto entendimento dos direitos de cidadania referentes ao acesso e uso racional de medicamentos por nossa população”, arremata o professor, que é Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República.