pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Shirley Schreier

(SCHREIER, S.)

04/03/1940
Brasileira
06/05/1998

Shirley Schreier nasceu em São Paulo, em 4 de março de 1940. Seus pais, Meier e Mina Schreier, eram judeus poloneses. Seu pai chegou no Brasil em 1936 e sua mãe em maio de 1939, num dos últimos navios que saiu da Polônia antes da invasão alemã. A valorização da atividade intelectual pelos pais foi responsável por seu destino profissional.
Fez todos seus estudos em escola pública. Cursou Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (1958-1962). Lá conheceu o Professor Giuseppe Cilento, sob cuja orientação realizou seu doutoramento. A tese enfocou a interação entre as formas oxidada e reduzida dos coenzimas pirídinicos, bem como a catálise da hidrólise da forma reduzida por derivados e análogos halogenados da tirosina e da tiroxina.
Foi contratada pelo Departamento de Química da FFCLUSP em 1965. Após a reforma universitária de 1970, passou a fazer parte do quadro do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química. Foi Professor Colaborador no Instituto de Química da Unicamp (1969- 1970).
De 1970 a 1973 trabalhou como Cientista Visitante no laboratório do Dr. Ian C.P. Smith, no National Research Council do Canadá, empregando ressonância paramagnética eletrônica (RPE), através do método de marcador de spin, para o estudo de propriedades estruturais de membranas biológicas e modelo. Voltou várias vezes a esse laboratório por períodos curtos e longos.
A partir dessa experiência, dirigiu o enfoque de sua pesquisa para o emprego de técnicas espectroscópicas no estudo de aspectos conformacionais de sistemas biológicos. Essa escolha levou em consideração uma relação fundamental em Biologia, a relação Estrutura – Função. O fato de que funções biológicas, bem como decorrências patológicas, e ainda atividades farmacológicas, são determinadas pelas propriedades estruturais e dinâmicas de macromoléculas e agregados moleculares, tem sido cada vez mais reconhecido, e a ênfase no estudo dessas propriedades é cada vez maior, como se verifica pela criação de uma nova área, a Biologia Estrutural, e pelo crescente número de periódicos enfocando essa área. As potencialidades de aplicação desses estudors também contribuem para a relevância do tema.
Seus projetos, que inicialmente utilizavam apenas RPE, passaram a incluir as técnicas de fluorescência e dicroismo circular. Mais recentemente, o laboratório passou a fazer uso da ressonância magnética nuclear, uma técnica extremamente poderosa para obter informações minuciosas sobre o arranjo tridimensional e a flexibilidade de moléculas.
Também do ponto de vista temático tem sido ampliados os enfoques. Assim, tem sido estudados aspectos organizacionais de membranas modelo (bicamadas, micelas), bem como a interação destas com compostos biológica e/ou farmacologicamente ativos (anestésicos locais, antibióticos poliênicos, grupo heme). Além de empregar o método de marcador de spin para examinar o efeito dos compostos sobre a ordem e a mobilidade dos agregados lipídicos, os resultados espectroscópicos tem sido utilizados para avaliar o efeito das interações sobre propriedades físico-químicas dos compostos (pK, cinética de reações). Metodologias para a determinação de constantes de ligação soluto-membranas tem sido desemvolvidas e tem sido examinado o efeito da estrutura da água sobre a ligação. Projetos mais recentes enfocam a interação lipídio-proteína em lipoproteínas humanas (LDL, HDL) e propriedades conformacionais de alças extra e intra-celulares de receptores acoplados a proteínas G, em solução e em presença de membranas modelo. Em outro estudo são examinadas emulsões lipídicas carregadoras de drogas anti-câncer, bem como a interação droga-emulsão. É também investigada a ação de íons sobre a organização de membranas lipídicas, e ainda os efeitos de cálcio sobre a membrana mitocondrial, bem como a correlação entre estes e danos subsequentes decorrentes da oxidação de lipídios e proteínas. É também objeto de estudo a atividade anti-oxidante de antibióticos carregadores de íons.
Tem um total de 77 publicações – 58 artigos em periódicos, 16 capítulos em livros e 3 revisões.
Tem colaborado com cientistas brasileiros e do exterior, dentre os quais, H. Chaimovich e I.M. Cuccovia (Departamento de Bioquímica, IQUSP), A.C.M. Paiva e C.R. Nakaie (UNIFESP), A. Spisni (Universidade de Parma), A.E. Vercesi (Unicamp), R.C. Maranhão e A. Campa (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP), R.M. Epand (Universidade McMaster, Canadá), W. Reed (Tulane University), C.E. Castuma e R.R. Brenner (Universidade de La Plata), P. Oteiza (Universidade de Buenos Aires), M.A. Perillo (Universidade de Cordoba), F.M. Goñi (Universidade do País Basco), E. Lissi (Universidade de Santiago do Chile), C. Alvarez (Universidade de Havana), D. Segaloff (Universidade de Iowa), J. Bolard (Universidade Pierre et Marie Curie, Paris).
Seu laboratório tem sempre contado com elementos de todos os níveis, desde a presença constante de alunos de iniciação científica até pós-doutores. Recebe continuamente cientistas visitantes.
Interage com a comunidade científica nacional e internacional através da apresentação de seminários, conferências, organização de reuniões, simpósios e mesas redondas e enviando estudantes para treinamento no exterior. Foi ainda Cientista Visitante na Universidade de Toronto (laboratório do Dr. N.Z. Stanacev, 1974), no National Biomedical ESR Center, em Milwaukee (dirigido pelo Dr. J.S. Hyde, 1977), e no Max Planck Institut fur biophysikalische Chemie (laboratório do Dr. D. Marsh, 1982). Foi membro do corpo editorial da revista Archives of Biochemistry and Biophysics.
Participa do ensino de graduação desde 1965, tendo ministrado aulas de Química Geral para Física e para Geologia (1965-1970) e também para o curso básico da Unicamp (1969 e 1970). A partir de 1973 tem dado o curso de Bioquímica para Química, Farmácia, Medicina, Nutrição e Biologia. Tem ministrado aulas sobre membranas para o curso de Ciências Moleculares. Participa também regularmente do ensino de pós-graduação oferecendo cursos sobre “Aspectos estruturais de sistemas biológicos” e sobre “Estrutura e função de membranas”.
Todas essas atividades tem sido possíveis graças à colaboração dos membros de seu laboratório, colegas, pessoas com as quais trabalhou em outras instituições, e ao apoio da Sociedade, através das agências de fomento.