pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO TITULAR

Graziela Maciel Barroso

(BARROSO, G.M.)

11/04/1912
Brasileira
04/06/2003

Graziela Maciel Barroso é natural da cidade de Corumbá, Mato Grosso, nascida em 11 de abril de 1912. É filha de Salustino Antunes Maciel e Alzira Martins Maciel. Casou-se aos 14 anos, com o agrônomo Liberato Joaquim Barroso. É mãe de Manfredo e Mirtilla.

Graduou-se como bacharel em História Natural pela Universidade da Guanabara, hoje Universidade do Estadual do Rio de Janeiro, em 1961, quando já ocupava o cargo de naturalista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Obteve o diploma de Doutor em 1973, na Universidade Estadual de Campinas, defendendo, em 18.12.1973, a tese: Compositae – Subtribo Baccharidinae Hoffmann – Estudo das espécies ocorrentes no Brasil, publicado em 1976 em Rodriguesia 28 (40): 3-273. 1976.
Exerceu o cargo de Naturalista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a partir de 1946, tendo alcançado o cargo por concurso público do Ministério de Agricultura. Suas atividades são dirigidas predominantemente para pesquisa em Sistemática e Morfologia de Angiospermas e a formação de recursos humanos nestes campos. Exerceu atividade de Chefe da Seção de Botânica Sistemática e Curadora do Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por diversos mandatos, onde incrementou o intercâmbio científico com outras instituições nacionais e estrangeiras. Foi professora de Botânica e Chefe do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade de Brasília desde sua criação até 1969. Foi bolsista I A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 1955 a 1998.
Exerce docência e orientação nos cursos de pós-gradução em Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Pernambuco, tendo orientado 60 dissertações de mestrado e 15 de doutorado. Ministrou 75 cursos de especialização ou extensão em universidades e/ou instituições de pesquisas brasileiras e proferiu 112 conferências e palestras. Sua produção científica consiste em mais de 65 artigos em periódicos especializados, predominantemente no campo de Sistemática Vegetal, tratando principalmente das famílias botânicas Araceae, Compositae, Dioscoriaceae, Leguminosae e Myrtaceae e 4 livros como autora principal. Tem exposto a sua experiência como cientista e professora em diversos meios de comunicação, tendo destaque 6 entrevistas para televisão e 22 para jornais e revistas.

Entre as muitas homenagens recebidas destacam-se : (1) condecorações: Medalha de Mérito D. João VI, Comemorativa do Sesquicentenário da Fundação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1958), o Titulo de Cidadã do Estado do Rio de Janeiro, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Grau de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo do Ministério da Educação e Desportos, as Insígnas e o Diploma da Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe Grã-Cruz; (2) áreas de instituições de pesquisa com o seu nome, como o Herbário “Graziela Barroso” da Universidade Federal do Piauí, o “Pavilhão Graziela Maciel Barroso” na Área de Botânica Sistemática do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, casa de vegetação “Graziela Barroso”, na Fundação Sitio Roberto Burle Marx e (3) dois gêneros de plantas e cerca de 30 espécies descritas em alusão ao seu nome. Em julho de 1999, no Congresso Internacional de Botânica, realizado em St.Louis, (USA) recebeu a medalha “Millenium Botany Award”. Foi homenageada também por muitas turmas de formandos em cursos de graduação como paraninfa ou patronesse.
Aposentada, compulsoriamente, aos 70 anos, continua a exercer atividades de pesquisa, além de ministrar disciplinas e orientar mestrandos e doutorandos em universidades e institutos de pesquisa onde encontra-se vinculada a cursos de pós-graduação.