Elisa Maria da Conceição Pereira Reis

Elisa Maria da Conceição Pereira Reis
Id 155
Nome Científico Reis, E. P.
E-mail epreis@alternex.com.br
Profissão Professora universitária
Área de Especialização Ciências Sociais
Categoria Titular
Data de ingresso na ABC 14/06/2000

Nascimento

Data 00/00/0000
Cidade Araxá
Estado/Província Minas Gerais , MG
Pais Brasil

Endereço

Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - 22453-900 - Brasil

Pesquisas

Análise comparada de processos macro-históricos.
Elites e desigualdades sociais.
Economia política.

Títulos

Bacharel (Sociologia e Política) - Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, FACE/UFMG - 1967.
Mestre (Ciência política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ -1972.
Ph.D. (Political Science) - Massachusetts Institute of Technology, MIT - 1980.
Professora titular (Sociologia politica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ - 2000.

Biografia

Elisa Pereira Reis pertenceu à última turma do curso de graduação em Sociologia e Política que existiu na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Naquele ambiente desenvolveu seu interesse no tema das relações entre interesses econômicos e formação de poder estatal.
Realizou estudos de pós-graduação em sociologia do desenvolvimento no Chile, antes de obter os títulos de Mestre e Doutora. Realizou estágios de pós-doutorado nos Estados Unidos, como bolsista da Fullbright e na Itália, como bolsista do Consiglio Nazionale delle Ricerche.
Atuou em diversas instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro: PUC, Fundação Getúlio Vargas, IUPERJ, UERJ e desde 1995 é professora em dedicação exclusiva da UFRJ.
Tem atuação intensa na vida acadêmica brasileira, participando de atividades de associações científicas, integrando comissões de avaliação e assessoramento, comitês editoriais, etc. Como representante da comunidade acadêmica, tem colaborado em diversas atividades do CNPq. Foi coordenadora da área de ciências sociais da FAPERJ entre 1995 e 1999. É membro da Comissão Permanente de Estudos Avançados (COPEA) da UFRJ.
Participa também ativamente da comunidade acadêmica internacional. Através de grupos de trabalho específicos da International Political Association (IPSA) e da International Sociological Association (ISA), tem desenvolvido seminários, workshops e projetos editoriais, Assim, por exemplo, é co-editora do livro sobre o papel das burocracias públicas nas transições democráticas (Asmerom and Reis, eds., "Democratization and Bureaucratic Neutrality, A global perspective", London: MacMillan, 1996). Tem também colaborado com colegas estrangeiros no desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa comparativos. Foi também professora visitante da University of California at San Diego. Atualmente é membro do conselho consultivo do "Comparative Research on Poverty" (CROP), organização pertencente ao "International Social Science Council" (ISSC).
Pesquisadora I-A do CNPq desde 1990, entre seus principais temas de pesquisa destacam-se: a comparação de processos de formação dos estados nacionais, com ênfase no caso brasileiro; as relações entre elites agrárias, estado e modernização; as relações entre burocracia e política; a dimensão política da cultura das elites. Entre seus inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior incluem-se trabalhos sobre as relações entre os interesses agro-exportadores e o estado no Brasil da República Velha; sobre as relações entre burocracia e democracia; sobre o Programa Nacional de Desburocratização concebido pelo governo militar como parte do processo de liberalização política no começo da década de oitenta; e sobre o processo de expansão da cidadania como questão tanto teórica como histórica.
No momento desenvolve, em colaboração com colegas estrangeiros, projeto que analisa as percepções de diferentes setores da elite sobre pobreza e desigualdade em diversos países. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED) que conta com o apoio do PRONEX/MCT.
Publicou em 1998, pela Editora Contracapa, o livro "Processos e Escolhas, Estudos de Sociologia Política". O conjunto de trabalhos aí incluídos combina teoria e análise histórica, enfatizando os processos sociais como teias de constrangimentos estruturais por um lado e escolhas por outro.



Comissões

Comitê Executivo da International Political Science Association (IPSA), 1988/1991; 1991/1994.
Comitê de Programa da International Sociological Association (ISA), 1998/2002.

Participações

Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) (Secretária-executiva 1987/1989).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) (Presidente 1996/1998).

Representações

Representante da ABC no Comitê de Ciências Organizador da reunião preparatória da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Sudeste.

Prêmios

Condecorações

Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidência da República do Brasil - jul/2000

Publicações Selecionadas

REIS, E. P. 1996 . Political Sociology in Brazil: Making Sense of History. Current Sociology. vol. 44 , p. 81 - 107

REIS, E. P. 1997 . Nationalism and Citizenship: The Crisis of Authority and Solidarity in Latin America. Citizenship and National Identity, From Colonialism to Globalism. p. 261 - 280

REIS, E. P. 1998 . Brazil: One Hundred Years of the Agrarian Question. International Social Science Journal. vol. 157 , p. 419 - 432

REIS, E. P. 1998 . Banfield's Amoral Familism Revisited: Implications of High Inequality Structures for Civil Society. Real Civil Societies: The Dilemmas of Institutionalization. p. 21 - 39

REIS, E. P. 1999 . Elite Perceptions of Poverty: Brazil. IDS Bulletin. vol. 30 , p. 127 - 136

REIS, E. P. 1999 . Os Velhos e os Novos Desafios da Sociologia Política. A Sociologia para o Século XXI. p. 59 - 75


webTexto é um sistema online da Calepino