Acadêmicos

Adelmar Faria Coimbra-Filho

Adelmar Faria Coimbra-Filho
Id 5
Nome Científico Coimbra-Filho, A. F.
Profissão Biólogo , Primatólogo
Área de Especialização Ciências Biológicas
Categoria Associado
Data de ingresso na ABC 18/12/1981

Nascimento

Data 04/06/1924
Cidade Fortaleza
Estado/Província Ceará , CE
Pais Brasil

Endereço

Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - 22453-900 - Brasil

Pesquisas

Primatologia.
Biologia de vertebrados.
Biogeografia.
Conservação da biota selvagem.
Restauração de ecossistemas naturais degradados.

Títulos

Bacharel e licenciado (História Natural) - Universidade do Ex-Estado da Guanabara - 1964.
Mestre (Zoologia) - UFRJ - 1976.

Biografia

Iniciou a vida profissional em 1947, atuando em diversos campos da investigação científica, notadamente na Primatologia, Biologia de Vertebrados, Biogeografia e Conservação de Ecossistemas Naturais. Foi o primeiro Administrador do Parque Florestal da Gávea (hoje, Parque da Cidade), de 1947 a 1957; Coordenador do Serviço de Parques e Reservas Biológicas, do antigo Estado da Guanabara (1961/1963); Chefe do Serviço Técnico-Científico do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (1963/1971); Diretor da Divisão de Pesquisas, do Instituto de Conservação da Natureza da Secretaria de Ciência e Tecnologia do antigo Estado da Guanabara, e ocupando posteriormente a Direção desse mesmo Instituto, até 1975. Após a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara foi nomeado Diretor do Departamento de Conservação Ambiental na primeira administração da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA-RJ), de 1975 a 1994, período em que idealizou, organizou e dirigiu o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (FEEMA), aposentando-se após 47 anos ininterruptos de serviço público no Estado do Rio de Janeiro.
Além de outras assessorias, foi Consultor-Técnico da Delegação Brasileira do Ministério das Relações Exteriores, na 1ª Convenção Internacional sobre o Comércio de Plantas e Animais Selvagens (CITES), em 1973, em Washington DC, USA, defendendo as propostas nacionais, todas aprovadas.
Participou de numerosas Reuniões e Congressos no Brasil e no exterior (2 na Alemanha, 5 nos Estados Unidos, 1 na França e 2 no Peru). Estagiou durante um mês na Grã-Bretanha sob o patrocínio do Conselho Britânico e do Conselho Nacional de Pesquisas. Através do convênio bilateral da Academia Brasileira de Ciências com a Japan Society for the Promotion of Science estagiou um mês no Japão, como Pesquisador-Visitante, no Primate Research Institute, em Inuyama, entidade da Universidade de Kyoto.
Membro Fundador das Sociedades Brasileiras, de Botânica, de Zoologia e de Primatologia, além de pertencer a diversas outras sociedades científicas e conservacionistas no Brasil e no exterior, tendo sido inclusive Scientific Advisor do Jersey Wildlife Preservation Trust (Jersey, UK). Realizou numerosas viagens de estudo em quase todo o território nacional, quando contribuiu com trabalhos importantes para o desenvolvimento da ciência, notadamente no campo da Primatologia e da conservação de recursos naturais.
Recebeu prêmios e honrarias no Brasil e no exterior, pelo empenho com que se dedica à pesquisa e à salvaguarda do patrimônio natural do país. Até a presente data publicou 190 trabalhos científicos no Brasil e no exterior, sobre Primatologia, Biologia de Vertebrados, Restauração de Ecossistemas Naturais, Botânica Florestal e Conservação da Natureza.
Proferiu conferências, palestras e ministrou aulas e cursos e diversas instituições, inclusive durante 7 anos organizou e deu aulas para o curso de Zoogeografia de Mestrado de Zoologia da UFRJ.

Comissões

1990 - 1992: Membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira para Conservação da Natureza, RJ.
2000: Integrante do Editorial Board de "Neotropical primates - A Journal of the Neotropical Section of the IUCN/ ISSC Primate Specialist Group". Center for Applied Biodiversity Science. C.I. Washington, D.C. - U.S.A.
2002: Incluído no Conselho Científico do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros.

Participações

1950: Sócio Fundador da Sociedade Botânica do Brasil.
1953 - 1978: Membro da International Society of Tropical Foresters (U.S.A.).
1967: Sócio Benemérito da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.
1977 - 1982: Sócio Efetivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), R.J.
1978: Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Zoologia (R.J.).
1979: Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Primatologia ( S.P.).
1981: Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências (R.J.).
1998: Sócio Honorário da Associação de Taxonomia Biológica.

Representações

Representante da ABC no Workshop "Parceria Governo e Sociedade pela Biodiversidade" - promovido pela Secretaria de Coordenação dos Assuntos do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal - 1994.

Posições

Chefe
Centro de Primatologia do Rio de Janeiro
Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente
jan/1989 - mar/1994

Diretor
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Instituto de Conservação da Natureza
jun/1973 - jul/1975

Diretor
Divisão de Pesquisa
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Instituto de Conservação da Natureza
jun/1971 - jun/1973

Diretor-Chefe
Departamento de Conservação Ambiental
Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente
jan/ - presente

Prêmios

Condecorações

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidencia da República do Brasil - out/1998

Homenagens

Diploma de Honra ao Mérito - Conselho Regional de Biologia - 1999

Diploma de Honra ao Mérito - Sociedade Brasileira de Zoologia - 2000

Placa metálica pela contribuição c/ a Primatologia no Brasil e pelas atividades desenvolvidas junto ao Comitê Intern. p/ a Conservação dos Micos-Leões - Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA - 2001

Prêmios

Prêmio Muriqui - Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - 1994

Prêmio "Henry Ford" de Conservação Ambiental (Destaque Individual) - Ford/Brasil e Conservation International - 1997

Prêmio Augusto Ruschi (Destaque Ecologia) - Academia Brasileira de Ciências - 2002

Publicações Selecionadas

COIMBRA-FILHO, A. F. 1976 . Leontopithecus rosalia chrysopygus (Mikan,1823), o mico-leão do Estado de São Paulo (Callitrichidae - Primates). Silv. S. Paulo. vol. 10 , p. 1 - 36

COIMBRA-FILHO, A. F. , MELFI, A. J. and MITTERMEIER, R. A. 1978 . Tree-gouging, exsudate-eating and the "short tusked" condition in Callithrix and Cebuella. Biology and Conservation of Callitrichidae. p. 105 - 115

COIMBRA-FILHO, A. F. and MAIA, A. DE A. 1979 . O processo da muda dos pêlos em Leontopithecus r. rosalia (L.1766) - (Callitrichidae, Primates). Revista Brasileira de Biologia. vol. 39 , p. 83 - 93

RYLANDS, A. B. , COIMBRA-FILHO, A. F. and MITTERMEIER, R. A. 1993 . Systematics, geographic distribution, and some notes on the conservation status of the Callitrichidae. Marmosets and Tamarins: Systematics, Ecology and Behaviour. p. 11 - 77

Publicações Completas

COIMBRA-FILHO, A. F. and MITTERMEIER, R. A. 1981-1988 . Ecology and Behavior of Neotropical Primates. , Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciencias : Acad Bras Ci, 2 vols.
Autores/Editores

COIMBRA-FILHO, A. F. and CÂMARA, I. G. 1996 . Os Limites Originais do Bioma Mata Atlântica na Região Nordeste do Brasil. , Rio de Janeiro : Fundação Brasileira para Conservação da Natureza.

COIMBRA-FILHO, A. F. and MITTERMEIER, R. A. 1981 . Ecology and Behavior of Neotropical Primates. Edited by Coimbra-Filho, A. F.. Edited by Mittermeier, R. A.. Rio de Janeiro : Academia Brasileira de Ciências, 1º vols.


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3o andar, Centro
Rio de Janeiro, Brasil. Cep: 20030-060
Tel: [+55](21)3907-8100
Fax: [+55](21)3907-8101

Conteúdo retirado do site da Academia Brasileira de Ciências - www.abc.org.br