pt_BR
Ciências da Engenharia | Ex-Afiliado

Edleno Silva de Moura

(MOURA, EDLENO SILVA DE)

07/04/1972
Brasileira
01/01/2008

Graduação em Processamento de Dados (1994) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutorado em Ciências da Computação (1999) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde também realizou estágio de pós-doutorado em 2010.

É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM. Tem atuado em ações de empreendedorismo e transferência tecnológica, tendo sido um dos fundadores da Akwan S/A, empresa que foi transformada em centro de pesquisa da Google no Brasil, um dos fundadores da Zunnit S/A, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas de recomendação e sócio fundador da Neemu S/A, empresa sediada em Manaus que foi vendida e incorporada à LINX S/A em 2015, empregando até hoje dezenas de egressos da UFAM, incluindo vários mestres e doutores. Também ajudou a implantar o centro de engenharia da Méliuz S/A em Manaus em 2018 e o Hub de desenvolvimento da Jusbrasil em Manaus em 2020. Suas pesquisas incluem assuntos como Classificação Automática de Documentos na Web, Coleta de Dados na Web, Mecanismos de Cache, Uso de Compressão de Dados em Sistemas de Recuperação de Informação e Modelagem de Sistemas de Recuperação de Informação.

Em 2007 recebeu o prêmio José Mauro de Castilho, Comissão especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação.