A Academia Brasileira de Ciências (ABC), enquanto centro de pensamento e de formulação de propostas de políticas públicas amparadas no conhecimento científico e tecnológico, resolveu promover a elaboração de “Um Projeto de Ciência para o Brasil”. Esse empreendimento mobilizará alguns dos melhores cientistas brasileiros, que terão por desafio elaborar um documento com propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país.

A proposta

Em uma época de crise como a que atravessamos, essa atividade ganha importância especial. A ABC considera urgente a construção de novos caminhos que possibilitem um futuro melhor para a população brasileira. Tais caminhos deverão necessariamente se apoiar na ciência, na tecnologia, na inovação e na educação de qualidade para todos os brasileiros. Só assim o país poderá desfrutar plenamente das oportunidades oferecidas pela riqueza de seus biomas e de sua matriz energética, por sua diversidade regional e cultural, pelo tamanho de sua população e pelo patamar científico já alcançado.

O documento deve estar concluído em tempo hábil para ser apresentado na Reunião Magna da ABC 2017, marcada para os dias 8, 9 e 10 de maio de 2017.

Participe

Ciente da grandeza do desafio proposto, a ABC conta com o apoio de seus membros. Para tal, estamos realizando um processo de consulta, a partir do qual pretendemos identificar membros da ABC dispostos a contribuir com este esforço.

Saiba mais sobre a proposta de cada grupo:

Atividades Espaciais / Cérebro / Cidades Sustentáveis-Inteligentes / Ciências Agrárias / Ciências Básicas: Formação e Avaliação / Ciências do Mar / Ecossistemas e Meio Ambiente / Energia / Igualdade e Inclusão / Novas Tecnologias para o Século XXI / Saúde

ACADÊMICOS, INSCREVAM-SE! A PARTICIPAÇÃO É ABERTA PARA MEMBROS DE TODAS AS CATEGORIAS.
Acesse a página e preencha o formulário até o dia de 23 de outubro.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
Vitor Vieira
E-mail: vvieira@abc.org.br
Tel.: (21) 3907-8145