Carolina Bhering de Araújo nasceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, e tem 32 anos. Bacharelou-se em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Concluiu mestrado e doutorado na mesma área, pela Princeton University, nos Estados Unidos.

É pesquisadora do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), desde 2006. Em 2004, recebeu bolsa de pesquisa concedida pelo Clay Mathematics Institute a recém doutores em matemática por universidades dos Estados Unidos, pela qualidade e potencial de seus trabalhos de pesquisa durante o doutorado. De 1999 a 2003 foi bolsista de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no exterior.

Carolina recebeu o prêmio do Programa Mulheres na Ciência pelo projeto O Espaço Projetivo e as Variedades de Fano . A proposta é desenvolver e aprimorar técnicas álgebro-geométricas próprias para o estudo de uma importante classe de variedades, que visa atacar problemas específicos e de relevância para a geometria complexa de dimensão alta. “Variedades algébricas aparecem naturalmente em diversos campos da ciência e o estudo de suas propriedades tem aplicações importantíssimas dentro e fora da matemática. Suas fronteiras não param de se expandir, através de novas técnicas, aplicações e conexões com outras áreas da ciência”, afirmou a pesquisadora.

Ela diz que o prêmio veio em boa hora. “A Matemática não exige tantos recursos como outras ciências, não requer laboratórios equipados”, destacou Carolina. Ela pretende investir o que ganhou em intercâmbios com outros pesquisadores da área, com livros e participação em congressos e conferências internacionais. “Assim vou ter a tranqüilidade necessária ao trabalho de pesquisa para poder dar continuidade ao meu projeto.”