A Dra. Wang Qiaoling, graduada em Matemática pelo Kashgar Teachers College (China), com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), agradeceu o prêmio em nome das sete cientistas premiadas deste ano. Em seu discurso no evento, a Dra. Wang destacou a honra que foi para todas as premiadas receber este reconhecimento por seus trabalhos. Ela atribuiu esta conquista pessoal também à UnB e à sua orientadora, a Acadêmica Kéti Tenemblat. “Agradeço especialmente à minha família pela ajuda e compreensão. Quero agradecer a este país pela vida maravilhosa que estou ganhando. Obrigada”.

Nascida na República Popular da China e naturalizada brasileira, a cientista de 42 anos explicou que sua pesquisa é ampla e abrange subáreas como a “curvatura de variedades”, presente na equação de Einstein sobre a Relatividade. “Esse estudo especificamente vai ajudar a entender a estrutura do universo. Entretanto, meu maior propósito é trabalhar para o progresso da Matemática, que é a ferramenta básica para o desenvolvimento das ciências e das novas tecnologias”, disse. “Com a bolsa-auxílio concedida pela L’Oréal vou poder comprar novos equipamentos e participar de congressos, ampliando assim os meus experimentos científicos”.

A cientista contou que na infância era fascinada pelas histórias de grandes cientistas como Isaac Newton e o casal Marie e Pierre Curie, mas foi na adolescência que descobriu a vocação para a Matemática. Hoje Professora Adjunta do Departamento de Matemática da UnB, casada e mãe de três filhos, a Dra. Wang Qiaoling enfrenta com tranqüilidade o desafio de conciliar a carreira acadêmica com os papéis de esposa, mãe e dona-de-casa. “Não é um trabalho fácil, mas com a ajuda e compreensão dos que estão ao redor, dá certo”, completou.