Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Daniela Dornelles Rosa tem 34 anos e está no oitavo mês da gravidez da primeira filha – bom motivo pelo qual não pode comparecer à cerimônia. Graduou-se em Medicina e concluiu mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foi Fellow de Pesquisa do Christie Hospital em Manchester, no Reino Unido, em 2005, e Fellow de Pesquisa Clínica do Institut Jules Bordet em Bruxelas, na Bélgica, no ano seguinte. Cursou um pós-doutorado no Paterson Institute for Cancer Research, em Manchester, no Reino Unido.

Atualmente, Daniela é médica oncologista do Hospital Fêmina e do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Recebeu o prêmio do Programa Para Mulheres na Ciência pelo projeto Análise de Fatores de Risco para Recidiva por Câncer de Mama no Rio Grande do Sul. “Motivado pela alta incidência da doença no estado, o objetivo do projeto é identificar os fatores de risco, com a finalidade de criar métodos de intervenção para minimizar esses riscos, embasados em evidências vindas da própria população”, explicou Daniela, que acompanha um grupo de mulheres com câncer de mama.

O estudo busca estabelecer relação entre fatores nutricionais e o desfecho da doença. Para isso, são avaliados peso, altura, o índice de massa corporal e os tipos de alimentos ingeridos por esse grupo, que são medidos por meio de três marcadores sanguíneos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tumor é mais freqüente entre mulheres das regiões Sul e Sudeste do país.

Daniela destacou seu contentamento com a premiação em um projeto que reconhece a contribuição feminina para a ciência. “É a coroação de um trabalho voltado para a mulher e um importante auxílio para que novos estudos sejam desenvolvidos nessa área.”