A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi fundada por um grupo de engenheiros, dentre outros cientistas, com interesses voltados para minerais e rochas de uso industrial. O diretor do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, Eusébio Paulo de Oliveira, inclusive, foi o quarto presidente da ABC, no período de 1931-1933. Assim, desde sua criação a ABC tem se preocupado com os gargalos e desafios da política e da pesquisa relacionadas à exploração mineral no Brasil. 

Compreendendo que a exploração dos recursos minerais requer a utilização maciça do conhecimento científico que se tem do subsolo e da gênese dos depósitos minerais, e procurando desenhar cenários sobre a futura demanda de recursos minerais, inclusive os energéticos, a ABC decidiu instituir, no ano de 2011, um Grupo de Trabalho sobre Recursos Minerais.

Este grupo tinha como objetivo congregar alguns dos principais pesquisadores brasileiros da área das ciências da terra, para estabelecer a visão da ABC sobre a promoção do uso sustentável dos recursos minerais em nosso país. Tais estratégias são determinantes para que o Brasil possa explorar sua potencialidade mineral, de forma eficiente e sustentável, em benefício da sociedade brasileira e em prol de uma inserção mais competitiva do país na economia global.

Dando início aos trabalhos do Grupo de Estudos sobre Recursos Minerais, a Academia organizou, em agosto de 2013, o simpósio “Recursos Minerais no Brasil: Problemas e Desafios”. O evento reuniu alguns dos principais cientistas brasileiros que refletem sobre o setor mineral, representantes do governo e de algumas das principais empresas e associações da área.

Ao longo de 2014 e 2015, os coordenadores do grupo se reuniram periodicamente com o objetivo de consolidar em uma publicação o debate e suas recomendações. Em 2016, a ABC apresentou, com suporte da Vale, o livro “Recursos Minerais no Brasil: Problemas e Desafios”, que contém reflexões estratégicas paraa orientar governo, empresas e formuladores de políticas públicas no importante desafio de se pensar, planejar e fortalecer o setor mineral de nosso país.

2016 | 18 de outubro | Rio de Janeiro, RJ
Lançamento do Livro “Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios”

2016 | 11 de outubro | Porto Alegre, RS
Pré-Lançamento do Livro “Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios”

2013 | 13 e 14 de agosto | Rio de Janeiro, RJ
Simpósio Recursos Minerais no Brasil: Problemas e Desafios

Recursos minerais no Brasil: problemas e desafios
(baixe aqui o pdf gratuitamente)

Com este trabalho, a ABC contribui com o importante desafio de se pensar, planejar e fortalecer o setor mineral do país. Organizadores: Adolpho José Melfi, Aroldo Misi, Diogenes de Almeida Campos e Umberto Giuseppe Cordani. Editado pela ABC com apoio da Vale. 2016.