pt_BR
Ciências da Saúde | MEMBRO TITULAR

Wagner Farid Gattaz

(GATTAZ, W. F.)

10/02/1951
Brasileira
28/05/2001

Nascido em São José do Rio Preto, SP, em 10/02/1951, casado com Gabriele Gattaz, nascida em Coburg, Alemanha, em 10/01/1966, com quem tem 2 filhos, Moritz e Leonardo, ambos nascidos em Heidelberg, Alemanha, em 1993 e 1995 respectivamente. Freqüentou o Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, SP, em 1975. Após 2 anos de residência no Departamento de Psiquiatria da FMUSP, recebeu bolsa de estudos para pós-graduação na Universidade de Heidelberg, Alemanha, onde concluiu em 1979 o Doutorado em medicina com a tese “Antígenos HLA em Esquizofrenia” (Orientador: Prof. Dr. Helmut Beckmann). Em 1983 concluiu a Livre-Docência em Psiquiatria em Heidelberg, com a tese “Um modêlo biológico para a esquizofrenia”. Em 1984 foi contratado como Professor de Psiquiatria na Universidade de Heidelberg, e assumiu a direção da Unidade de Neurobiologia no Instituto Central de Saúde Mental, onde ficou até 1996. Neste Instituto foi também médico-chefe, exercendo intensa atividade clínica e de supervisão. Na Universidade de Heidelberg, ministrava o curso de Psiquiatria para os alunos da Faculdade de Medicina. Em Junho de 1996 retornou ao Brasil, após ser indicado por concurso para o cargo de Professor titular de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 1998, formou equipe multidisciplinar e, com verbas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), iniciou a construção e montagem do Laboratório de Neurociências no Departamento de Psiquiatria da FMUSP, que entrou em funcionamento em 1999.
Suas principais linhas de pesquisa são os aspectos neuroquímicos e moleculares dos transtornos neuropsiquiátricos, principalmente da esquizofrenia e da doença de Alzheimer. Nesta área, orientou 18 teses de doutorado, publicou 4 livros internacionais e 316 artigos, sendo 109 trabalhos em revistas indexadas, 46 capítulos de livro, 152 resumos em anais de congressos 9 trabalhos em revistas não indexadas. Seus trabalhos foram citados cerca de 1.300 vezes na literatura científica (fonte Institute for Scientific Information, stand ano 2000).
É co-editor de 4 revistas internacionais European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, Psychopharmacology, Journal of Neural Transmission e World Journal of Biological Psychiatry), edita a Revista de Psiquiatria Clínica e pertence ao corpo editorial de outras 4 revistas internacionais e 3 nacionais.
É membro de 6 Sociedades científicas internacionais e de 3 nacionais. Participa dos órgãos administrativos do Hospital das Clínicas da FMUSP, sendo membro de seu Conselho Deliberativo e Curador da Fundação Faculdade de Medicina.