pt_BR
Ciências Sociais | MEMBRO AFILIADO

Thaiane Moreira de Oliveira

(OLIVEIRA, T)

14/08/1981
Brasileira
01/01/2022

Comunicação Social – Jornalismo (2007), Mestre em Comunicação (2011) e Doutorado em Comunicação (2015) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF. Bolsista de produtividade 2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado. Tem pesquisado desinformação relacionada à ciência, disputas globais, políticas e epistêmicas sobre a informação científica e os processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação e de tecnologias para enfrentamento à desinformação, com foco em administração de conflitos informacionais. Seus atuais interesses de pesquisa são: desinformação relacionada à ciência, circulação e disputas sobre a informação e comunicação científica, educação científica e políticas de avaliação da produção de conhecimento.

Primeiro lugar na premiação Francisco Morel (Intercom), de melhor artigo científico (2011)

Palavras-chave: Desinformação científica, Disputas sobre a informação científica, movimentos anticiência e negacionismo, impacto social da ciência, métricas alternativas de avaliação da ciência, políticas científicas.