pt_BR
Ciências Agrárias | MEMBRO TITULAR

Siu Mui Tsai

(TSAI, S. M.)

08/01/1949
Brasileira
06/05/2008

É bolsista CNPq-Produtividade desde 1982, sendo atualmente bolsista I B. Realizou treinamento sanduíche na Division of Plant Industry, CSIRO-Canberra (Austrália) e pós-doutorado na Universidade da Califórnia -Davis (EUA) entre 1989 a 1992, nas áreas de ecologia microbiana e genética molecular de feijoeiro.

Atividades de pesquisa: Participou como coordenadora de 4 projetos internacionais e 25 projetos nacionais de pesquisa, incluindo projetos de sequenciamento do ONSA-FAPESP de genomas das bactérias – Xylella fastidiosa, Xanthomonas axonopodis pv. citri, Leifsonia xyli e Leptospira interrogans (1997-2004). Em 2000, a sua equipe recebeu 9 medalhas “Mérito Científico e Tecnológico” e 11 troféus USP. Colaborou no desenvolvimento de outros 20 projetos nacionais. Supervisionou 4 Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes pela FAPESP entre 1995 a 2004 e ao longo de 10 anos, 9 pós-doutores pela FAPESP e CNPq/RHAE. Através da FAPESP-Inovação Tecnológica, desenvolveu um laboratório especializado para detecção por métodos bioquímicos e moleculares de contaminações microbiológicas (antibióticos e toxinas) em água, leite, carne, açúcar, organismos geneticamente modificados (OGMs ou transgênicos), usando padrões de referência internacionais. Com a certificação pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia) para manuseio de OGMs no CENA, ministrou mini-cursos sobre detecção qualitativa e quantitativa de OMGs em alimentos e produtos agropecuários nos anos de 2002, 2003 e 2004 no CENA e em colaboração com o Centro de Biotecnologia da UFPel-Pelotas, RS.

Produção científica: 101 artigos, 1 livro, 15 capítulos de livros.

Formação de recursos humanos: formou 36 mestres (3 em andamento) e 20 doutores (5 em andamento). Dos alunos egressos empregados, alguns estão atualmente na EMBRAPA, APTA-IAC, Monsanto, UNICAMP e alguns na rede pública de ensino. Sua orientada de mestrado Alessandra Alves de Souza foi recipiente do 1º. Prêmio Bunge Jovem Cientista 2005. O 1º. prêmio Jovem Cientista CNPq 2004 foi outorgado a Adriana Lorenzi, que desenvolveu seu estudo sobre detecção molecular de microtoxinas em reservatórios de água, no seu laboratório, sob orientação da Dra. Marli de Fátima Fiore, uma das suas primeiras alunas de mestrado.

Atividades de ensino:
a) Pós-graduação: Disciplinas “Ecologia Experimental de Microrganismos”, “Biossegurança” e “Genes e Genômica Funcional”.
b) Graduação: “Biodiversidade e Conservação: Um Enfoque Molecular”, “Análise Diagnóstica de OGMs” e “Biologia Tecidual e Proteção Animal”.