Pesquisador emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atua como pesquisador titular do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG) em 1969, e o doutorado na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), em 1978. Realizou pós-doutorado na Unidade de Farmacologia Celular do Institut Pasteur, em Paris, nos anos de 1983 e 1984.
Presidiu a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) de 1990 a 1993. Foi vice-presidente de Pesquisa e Ensino da Fiocruz, (1997-2001); diretor do Instituto Oswaldo Cruz (2001-2005); membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio); pesquisador 1-A e Senior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNP)q; e primeiro coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
É membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Comitê Científico do SouCiência e coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. É membro da Coalizão Ciência e Sociedade, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências da America Latina (Acal). Foi condecorado pela Presidência da República /MCT&I em 2023 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Até julho de 2023 publicou 145 trabalhos em periódicos internacionais indexados, nas áreas de farmacologia do processo inflamatório e de produtos naturais, que apresentam um total de 2033 citações na literatura. Tem Índice H:24, segundo o Science Citation Index, ISI, EUA.
[:en]Iniciou sua carreira científica na Fundação Oswaldo Cruz em 1967 com o renomado cientista Haity Moussatché. Em 1969, tornou-se bacharel em ciências biológicas pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e, em 1978, obteve o título de doutor em ciências biológicas com ênfase em farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP). No exterior, realizou estágio de pós-doutoramento na Unidade de Farmacologia Celular do Instituto Pasteur, localizada na França, entre os anos de 1983 e 1984. Tem experiência na área de farmacologia, com ênfase em farmacologia do processo inflamatório, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de recrutamento de células no processo inflamatório agudo, alterações localizadas e sistêmicas induzidas por endotoxina e alérgeno e estudo de substâncias naturais com propriedades anti-inflamatórias, antagonistas de mediadores lipídicos e do choque vascular. Já publicou mais de 130 trabalhos em periódicos internacionais e orientou inúmeros alunos de mestrado e doutorado, tendo contribuído com a jornada de diversos cientistas, dentre eles Marco Aurélio Martins, pesquisador da FioCruz, e os também Acadêmicos Patrícia Torres Bozza e Fernando Queiroz Cunha. Dentre diversos cargos públicos, destaca-se ter sido o primeiro Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Além da ABC, também possui associações com a Academia de Ciências da América Latina (ACAL, na sigla em espanhol), com a Sociedade Internacional de Toxinologia (IST, na sigla em inglês), com a Sociedade Brasileira de Inflamação (SBIn) – da qual foi vice-presidente -, com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) – da qual foi presidente entre 1990 e 1993. Além da farmacologia, dedica-se também à preservação do meio ambiente.