pt_BR
Ciências da Engenharia | Ex-Afiliado

Renan Campos Chisté

(CHISTE, R. C)

29/09/1983
Brasileira
01/01/2019

Graduou-se em tecnologia agroindustrial com ênfase na tecnologia de alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2007). Obteve mestrado em ciência e tecnologia de alimentos na Universidade Federal do Pará (2008). Doutorou-se em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2011). Fez estágios de pós-doutorado no Departamento de Ciência de Alimentos da Unicamp (2011-2012) e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Portugal (2012-2013).

Suas pesquisas tratam da estabilidade de pigmentos naturais, extração de compostos bioativos com propriedades antioxidantes e de cor em matrizes alimentícias, além de métodos de recuperação, isolamento, quantificação e identificação de compostos bioativos por LC-MS. Outra linha de pesquisa está relacionada à capacidade antioxidante de compostos bioativos extraídos de matérias-primas alimentícias de origem vegetal na desativação de espécies reativas de oxigênio (ROS) e de nitrogênio (RNS).

Em 2012, obteve o Prêmio Leopoldo Hartman pelo 1º lugar geral para trabalho apresentado no XXIII CBCTA (Campinas-SP), da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA). Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2012 pela tese de doutorado defendida na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.