pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO ASSOCIADO

Ignacio Aureliano Machado Brito

(BRITO, I. M.)

29/06/1938
Brasileira
18/04/1972

Nascido em 1938, o Prof. Brito realizou seus estudos de nível médio no Colégio Mallet Soares e os concluiu em 1956. Geólogo de Petróleo pelo curso de CENAP em convênio com a Universidade Federal da Bahia (1962), Bolsista da CAPES (1966) na Stanford University, Califórnia.
Suas atividades profissionais foram desenvolvidas primeiramente como jornalista, de 1958 a 1960, como repórter auxiliar da Revista da Semana e do “Eu Sei Tudo”, e professor de cursos pré-vestibulares. A seguir no Laboratório de Paleontologia da Petrobrás – Região de Produção da Bahia, Salvador, de 1963 a 1965; como Professor de Geologia Histórica e Paleontologia da Universidade Federal da Bahia de 1963 a 1965; na seção de Paleontologia do Departamento Nacional da Produção Mineral, no Rio de Janeiro de 1966 a 1968; e no Instituto de Geociências da UFRJ, ex-Escola Nacional de Geologia de 1966 até a presente data.
Seus trabalhos de pesquisa, cujas publicações ultrapassam a uma centena, estão relacionados a Invertebrados principalmente do Cretáceo e do Cenozóico, Microfósseis do Devoniano, Estratigrafia de Bacias Sedimentares Brasileiras, principalmente do Pós-Paleozóico, Geologia Histórica e Equinodermas recentes dos mares brasileiros.
É pesquisador I-A do CNPq, desde 1968.
Professor de Geologia Histórica e de Paleontologia do Instituto de Geociências da UFRJ, desde sua criação em 1967, foi o responsável pela implantação do curso de Pós-Graduação no Setor de Paleontologia e Estratigrafia do mencionado Instituto, tendo orientado grande número de trabalhos de mestrado e doutorado.
Como Professor Visitante, ministrou aulas nas Universidades Federais do Ceará, do Mato Grosso, da Paraíba, além de muitas outras instituições de ensino, não somente no Rio de Janeiro.
Ocupou cargos de direção e chefia na UFRJ, tais como o de Diretor do Instituto de Geociências, por dois períodos, de Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação, Diretor-Adjunto e Chefe de Departamento, em várias oportunidades.
Participou de diversos eventos nacionais e internacionais sobre assuntos relacionados a suas pesquisas. É membro de várias associações, sociedades científicas e da Subcomissão Internacional de Estratigrafia do Cretáceo.